postado em 15/05/2011 05:00
Ary Albuquerque, comerciante" />Muitas construções que estavam abandonadas já foram retomadas, mas o governo ainda enfrenta dificuldades para concluir esqueletos espalhados pela cidade. Falta de recursos, problemas na licitação e restrições impostas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal são os principais motivos da paralisação de várias obras, principalmente as viárias.
Entre os projetos concluídos está o viaduto da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Parte da estrutura já estava pronta, mas faltava realizar licitações para terminar a edificação. Na Estrada Parque Guará, próximo ao Zoológico, as vias marginais e a ampliação dos viadutos também estão prontas.
Entretanto, obras importantes para a cidade continuam sem previsão de retomada. Uma delas é a via de ligação entre Samambaia e Ceilândia, a DF-459: a construção começou em 2009 e está em estágio avançado. Apesar dos gastos de quase R$ 20 milhões, o canteiro de obras está abandonado. Apenas motociclistas cruzam a pista, guiando pelas áreas parcialmente asfaltadas.
O comerciante Ary Albuquerque tem uma loja em Ceilândia e faz entrega de camisetas em Samambaia. Para isso, usa a moto e consegue economizar mais de 20 minutos no trajeto. ;O governo deveria terminar logo essa pista, vai ser muito útil para todo mundo;, comenta o comerciante. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que depende da autorização do Tribunal de Contas do DF para retomar a construção da pista, já que a corte contestou a licitação da obra.
Segurança
Na área da segurança, os dados oficiais divergem da sensação dos moradores da cidade. A Secretaria de Segurança Pública divulgou, em 15 de abril, estatística na qual é apontada a redução de 5,5% da criminalidade no DF. A pesquisa levou em conta a comparação entre as ocorrências registradas no primeiro trimestre de 2011 com as de 2010. No entanto, a população afirma não ter percebido essa diminuição na violência. ;Só neste ano o posto de gasolina em frente à minha casa foi assaltado 12 vezes;, denuncia Domício do Carmo, vice-presidente do Conselho de Segurança de Samambaia. Segundo Domício, as ruas da cidade estão mal policiadas e falta efetivo.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança afirma que as ações iniciadas continuam em atividade. Uma delas é a Operação Dias Melhores, que visa fazer o mapeamento dos problemas de segurança. Por meio de um Conselho Operacional, são feitos levantamentos que envolvem diversos pontos, como a falta de iluminação pública ou mesmo a pavimentação das ruas.