postado em 16/05/2011 09:46
O Hospital Universtário de Brasília (HUB) recebe, nesta segunda-feira (16/5), o novo-diretor geral da unidade de saúde, Armando Raggio. Ele assume a direção do hospital após uma série de polêmicas, já que no último dia 2 toda a direção pediu demissão coletiva em função da Medida Provisória (MP) 520, que pretende criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e propõe um novo modelo de gestão para os hospitais universitários.Armando Raggio assume o cargo hoje e, de acordo com a assessoria de imprensa do HUB, ele deve ficar por conta de conhecer melhor a situação do hospital. Ele foi indicado pelo reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Souza, e depois aprovado pelas faculdades de Medicina e Saúde durante votação na quinta-feira (12/5).
Segundo o hospital, o novo diretor-geral vai manter a nova equipe composta pelo diretor adjunto de Assistência à Saúde, Antônio Rodrigues. Antes da posse de Armando, a direção do hospital estava interinamente nas mãos do vice-reitor da UnB, João Batista de Sousa.
Perfil
Armando Raggio é paulista graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e especialista em economia e gestão da saúde e em bioética. Foi superintendente da Fundação Caetano Munhoz da Rocha, secretário de Saúde de Curitiba e do Paraná. Além disso, o novo diretor-geral do HUB já presidiu o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasemsn) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Saúde (Conass).
Crise
[SAIBAMAIS]A demissão coletiva da direção do hospital foi só mais um capítulo da crise que se arrasta no HUB. No dia 27 de março, a unidade suspendeu as cirurgias agendadas, em decorrência da falta de materiais básicos, como fios para suturas.
Além disso, o hospital tem uma dívida de R$ 7,6 milhões com fornecedores, o que impossibilitou a compra de materiais e equipamentos para abastecer o centro médico. Para tentar resolver parte do problema, a UnB chegou a repassar R$ 1,5 milhão para o pagamento de parte das dívidas do HUB.