Cidades

GDF discute transporte público com sociedade civil e empresários

postado em 16/05/2011 22:03
O transporte público do Distrito Federal foi tema de duas reuniões do governo nesta segunda-feira (16/5). O governador em exercício Tadeu Filippelli se reuniu com cerca de 200 empresários do setor produtivo para apresentar as obras relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.

O projeto inclui a expansão do sistema metroviário, a criação dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) e sobre Pneus (VLP) e melhorias na acessibilidade de pessoas com deficiência. Filippelli foi sabatinado pelos empresários, e apresentou propostas para viabilizar a execução sustentável das obras.

À tarde, as mesmas questões foram debatidas em uma audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Entre outros pontos, deputados distritais e sociedade civil discutiram alternativas para expandir a cobertura do transporte público e garantir a conservação adequada de calçadas e rampas de acesso.

De acordo com informações do site da CLDF, o secretário de Transportes, José Walter Vasquez, esteve presente na audiência. Para ele, os 5 mil pontos de ônibus do Distrito Federal são um exemplo do desrespeito à população. Vasquez acredita que a discussão precisa incluir questões de segurança pública e sustentabilidade. "Sem segurança não é possível exercer o direito de ir e vir", lembra.

Nesta terça-feira (17), uma nova audiência pública será realizada às 10h. Desta vez, a discussão será em torno do projeto de Lei 156/2011, que trata do combate ao bullying nas escolas públicas e particulares do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação