postado em 17/05/2011 19:14
A CPI-Pró-DF elegeu Eliana Pedrosa (Dem) e Olair Francico (PTdoB) para a presidência e vice-presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar irregularidades na execução dos programas do GDF de apoio ao empreendimento produtivo. Nesta terça-feira (17/5), os cinco integrantes da comissão se reuniram no Plenário da Câmara Legislativa para a votação. Pedrosa recebeu 3 votos e Chico Leite (PT), que disputava a presidência com a democrata, ficou com dois votos. O professor Israel Batista (PDT) também foi derrotado na disputa pela vice-presidência.O nome do relator só será definido na próxima quinta-feira (19), às 9h30, por enquanto, o nome mais cogitado para a relatoria é do deputado Aylton Gomes (PR) que desempatou a votação para a presidência.
Para Chico Leite e Israel Batista, a distribuição de cargos não ficou equilibrada, além de ter no comando pessoas que tiveram ligação direta com os governos anteriores. Descontente com a escolha, Israel Batista ameaçou deixar a CPI.
A primeira reunião ordinária está marcada para segunda-feira (23). Segundo a presidente da CPI, nesse primeiro encontro serão definidos os nomes a serem chamados a depor, os documentos que serão investigados e as primeiras diligências.
Após a escolha do presidente e do relator da Comissão, a instância terá 180 dias - prorrogáveis por mais 180 dias - para a conclusão dos trabalhos. A comissão foi criada para apurar as denúncias de irregularidades ocorridas nas gestões passadas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
*Com informações da repórter Luisa Medeiros