Cidades

Duas faixas do Eixo Monumental são fechadas para Marcha contra homofobia

postado em 18/05/2011 10:18
Duas faixas da esquerda do Eixo Monumental estão interditadas para a realização da Marcha contra a homofobia. Os integrantes do movimento fazem uma caminhada da Catedral até o Congresso Nacional. Eles pedem a aprovação do projeto de lei que criminaliza a homofobia. A Polícia Militar estima que cerca de 1500 pessoas participam do ato, nos cálculos dos manifestantes esse número é de cinco mil.

Portando bandeiras e sombrinhas com um dos principais símbolos gays: o arco-íris, o grupo segue em caminhada, puxados por um carro de som, para o Congresso Nacional pelas duas faixas da esquerda. O objetivo é pedir celeridade na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado Jean Wyllys, que trata do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O movimento também visa pressionar para a aprovação do projeto que torna crime a discriminação contra homossexuais.

A Polícia Militar acompanha a caminhada com viaturas e motos. Até o momento não houve necessidade de interferência por parte dos militares, pois a passeata segue pacífica e organizada.

E o trânsito na região está complicado desde às 9h30 da manhã, quando os participantes ocuparam duas faixas da pista por alguns minutos, na via S1. Além disso, uma outra manifestação também colaborou para aumentar o congestionamento no local, que chegou até a Torre de TV. Um protesto nacional promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em favor dos agentes de saúde e endemias pedia melhores salários e condições de trabalho para a categoria. Os manifestantes da CUT, no entanto, não interromperam o tráfego.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação