postado em 18/05/2011 17:15
Durante a manhã desta quarta-feira (18/5), no auditório da Câmara Legislativa, especialistas, professores e estudantes debateram sobre o combate à violência e a promoção da cultura de paz nas escolas. A audiência pública destacou o bullyng e o tráfico de drogas no ambiente escolar.Para o presidente do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep), Rodrigo de Paula, os temas abordados durante o encontro são problemas que afetam também as escolas particulares, mas que costumam ser escondidos pelos proprietários dos estabelecimentos.
Para construir a cultura da paz nas escolas, o secretário de finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Antônio de Lisboa, acredita que é necessário uma maior integração da comunidade. O representante e o presidente do Sinproep sugeriram a implantação de projetos de esporte solidário.
A audiência pública foi promovida pela deputada Rejane Pitanga (PT), autora do projeto de lei que cria o Programa de Promoção da Cultura de Paz nas Unidades do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. O PL está na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa e tem como relator do deputado Chico Vigilante (PT).