Cidades

ADASA promove Audiência Pública para discutir hidrometração individualizada

postado em 18/05/2011 19:15
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (ADASA) realiza nesta quarta-feira (18/5) uma audiência pública para discutir a resolução que estabelece os procedimentos de instalação de hidrômetros individuais em condomínios verticais residenciais e de uso misto. O evento acontece no Museu Nacional, das 19h às 22h.

Entre os pontos que serão discutidos na audiência pública, está a forma de faturamento a ser adotada pela CAESB nos condomínios que possuam sistemas de aquecimento central coletivo, casos em que se faz necessária a instalação de dois hidrômetros em cada unidade de consumo ; um para a água quente e outro para a água fria. A audiência também tratará da obrigatoriedade de a CAESB lacrar as faturas no momento da emissão, preservando o sigilo das informações dos usuários do serviço.

As questões mais polêmicas sobre o assunto são as diferenças apresentadas entre o consumo medido pelo hidrômetro geral e o obtido no somatório dos hidrômetros individuais dos condomínios. A Resolução 175 da ASADA propõe que a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB) tome providências para minimizar o problema, promovendo vistorias nas instalações prediais e nos hidrômetros, para averiguar os motivos das divergências. Se a diferença for superior a 20% a fatura será retida para análise.

Segundo dados da Superintendência de Regulação Técnica (SRT) da ADASA, a implantação do hidrômetro individual nas unidades residenciais tem reduzido o consumo de água em até 30%. Além de pesar menos no bolso dos usuários, a medida serve para promover a importância do uso racional da água.

Até março deste ano, de acordo com a ADASA, 1.114 prédios implantaram a hidrometração individualizada (em 2009 eram 789), favorecendo 53.363 unidades e uma população estimada em 200 mil habitantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação