postado em 19/05/2011 10:29
O corpo de um homem foi encontrado, nesta manhã de quinta-feira (19/5), na QI 23 do Lago Sul. De acordo com informações da polícia, José Iram Franco 49 anos era motorista da Poupex - uma entidade ligada ao exército brasileiro. O homem foi surpreendido pelos bandidos enquanto esperava, dentro do carro, a mulher de um diretor da empresa, em frente à casa na QI 19 conjunto 1. José foi morto com quatro tiros (três na cabeça e um nas costas).O motorista foi abordado por volta das 9h por Fernando Rodrigues Vieira, 18 anos, que estava acompanhando de dois menores, um de 15 e outro de 17 anos. A polícia afirma que a intenção dos ladrões era assaltar a casa. No entanto, ao descobrirem que José não era morador, mudaram de plano. Os investigadores suspeitam que o motorista seria liberado em algum lugar, mas ele reagiu quando anunciaram o assalto. O homem tomou a arma de um dos assaltantes que conseguiram retomar o revólver e atiraram nele.
O grupo, durante a fuga, passou com uma patrulha do 5; Batalhão. Os policiais decidiram abordar o veículo depois de constatar que o vidro traseiro estava quebrado pelas balas. A patrulha, inclusive, presenciou o momento em que o corpo de José foi arremessado pela porta traseira do veículo. Uma perseguição foi iniciada neste momento. Os assaltantes estavam em um GM/Vectra, placa JHR 0282, e fugiam pela BR-251 (rodovia que liga Brasília à Unaí (MG). De acordo com a polícia, essa é uma rota tradicional de fuga de quadrilhas que agem no Lago Sul e depois entram por São Sebastião.
Durante a perseguição, os envolvidos perderam o controle do carro, na altura do KM 18, e caíram em uma ribanceira, às margens da pista. Um dos menores fraturou a clavícula e acabou sendo apreendido. Minutos depois o outro adolescente e Fernando Vieira foram capturados pelos policiais e levados à 10; DP, responsável pelas investigações do caso. A dupla ainda tentou fugir em uma área de mata fechada. De acordo com a polícia, um dos jovens já foi apreendido sete vezes.
Todos os assaltantes que participaram do crime têm antecedentes criminais e responderão por latrocínio (roubo seguido de morte). Fernando, por ser maior, poderá ficar até 30 anos na cadeia. Já a dupla menor de idade ganhará a liberdade em no máximo três anos, pena máxima estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).