postado em 19/05/2011 16:16
A demolição do estádio Mané Garrincha, que resistiu praticamente intacto a duas explosões neste fim de semana, será retomada na próxima sexta-feira (27/5). Desta vez, a operação de descalçamento do estádio será feita de forma mecânica, com equipamentos hidráulicos especiais e guindastes de grande porte e não mais com explosivos.De acordo com nota divulgada pelo Consórcio Brasília 2014, responsável pelas obras no Mané Garrincha, nesta quinta (19), as duas explosões realizadas no domingo (15) abalaram apenas o bloco 3, mais próximo ao Eixo Monumental, que corresponde a apenas um terço da estrutura. Após avaliação dos técnicos e especialistas, o Consórcio informou que ;a atual situação da estrutura não recomenda a repetição do uso de explosivos por questão de segurança, uma vez que a instabilidade do bloco 3 impossibilita o procedimento de perfuração dos blocos para colocação dos explosivos;.
A partir desta quinta-feira (19/5), será construido um aterro de acesso ao lado da arquibancada para possibilitar o acesso das máquinas que vão concluir a demolição do estádio na próxima semana.
Ainda dentro do prazo
[SAIBAMAIS]O Consórcio esclareceu também que o prejuízo causado pela falha na implosão da arquibancada e o uso de novas máquinas representará um custo adicional que não afetará o valor total, nem o prazo de conclusão da obra.
No último domingo, o consórcio tentou por duas vezes implodir a arquibancada, mas a estrutura permaneceu em pé. O grupo alegou, por meio de nota, que ;houve interrupção na linha de acionamento dos explosivos. Apenas parte deles foi detonada;. Apesar da falha, o cronograma e o orçamento não serão alterados.