A chuva que atingiu o Distrito Federal não atrapalhou as manifestações de dois sindicatos na tarde desta sexta-feira (20/5) no Eixo Monumental. A assembleia do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Distrito Federal (SAE-DF) começou às 15h em frente ao Palácio do Buriti, complicando o trânsito no local.
Por volta das 14h30, um trio elétrico foi posicionado na via interna, sentido Estrutural. Duas viaturas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTrans) controlam a passagem de veículos, mas há registro de congestionamento a partir do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Segundo informações da PM, cerca de 150 servidores estão no local. Das 19 reivindicações feitas pelo sindicato, apenas o reajuste salarial de 13,8% ainda é motivo de impasse. A última proposta do governo incluía aumento no valor do vale-transporte e concessão de plano de saúde, mas o texto foi rejeitado pela categoria. Até as 16h40, não havia nenhuma nova proposta das secretarias de Administração Pública, Educação e Governo.
Do outro lado do Eixo Monumental, um protesto do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sindjus) do DF fez barulho em redor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Os servidores reivindicam aumento de 54% sobre os vencimentos e aprovação do Plano de Cargos e Salários. A manifestação começou por volta das 16h, mas não ocupou as vias de grande movimento.
Até as 16h40, a reportagem do Correio tentou entrar em contato com os sindicatos e não obteve retorno.