Cidades

Mudanças no clima dificultam a escolha da roupa na hora de sair de casa

postado em 22/05/2011 07:43
Escolher qual roupa tirar do armário antes de sair de casa tem sido tarefa árdua para o brasiliense. Se de manhã o frio racha os lábios e faz os braços se apertarem rente ao corpo, à tarde é preciso carregar pilhas de casacos e suar com o calor. Depois das 18h, volta a saga de bater queixo e vestir os agasalhos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as variações de temperatura têm sido constantes neste mês e chegam a 10; C de diferença entre um horário e outro. Na madrugada de ontem, por exemplo, foram registrados 16,9;C, entre 4h e 6h. No meio da tarde, já era possível sentir 24;C aquecendo o corpo.

Hoje, a diferença pode ser ainda maior. A expectativa do Inmet, ontem, era que esta fosse a madrugada mais fria do ano, com 13;C, superando a temperatura mínima de 12 de maio quando foram computados 13,6;C. Na hora do almoço, os moradores da cidade devem ver a temperatura chegar a23;C. Segundo a meteorologista Odete Chiesa, esse fenômeno é natural para essa época do ano, mas o agravante para quem sai cedo de casa é a sensação térmica.

As nuvens trazidas do Norte e Nordeste, além de uma massa de ar polar têm escondido o sol e aumentado fatores que favorecem a percepção acentuada de frio. ;Os ventos gelados aumentam essa sensação;, observa a meteorologista do Inmet. Característica da estação, na mesma época de 2010 a temperatura mínima foi de 12,1; C.

Thaís e Deile Sarmentos: mudanças bruscas na temperaturaAs irmãs Deile, 25, e Thaís Sarmentos, 22, utilizam uma blusa mais fresca por baixo das roupas de frio. ;Geralmente saio de bolero porque o ônibus é cheio e o calor humano esquenta. Quando chega a hora do almoço guardo ele na bolsa;, relata Deile. Às 12h, a atendente de telemarketing Irineide Pereira dos Santos, 38, estava feliz em ter saído de casa com uma sandália mais leve. Além disso, com o tempo seco, Irineide não esquece da garrafa de água. ;Tem que sair que casa com uma mala. É roupa, água, comida;, brinca.

Saúde
O pneumologista da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Martins aprova o comportamento da atendente. Segundo ele, essa inversão de temperatura é um dos principais fatores que desencadeiam o quadro de gripes, alergias e facilitam a ação de agentes infecciosos. ;Ter no armário roupas que possibilitem essa troca no decorrer do dia e ingerir muita água é essencial para prevenir essas doenças;, enfatiza. Outras complicações do clima frio e seco são as doenças de pele. ;Ela fica seca e a pessoa acaba coçando muito, isso facilita o aparecimento de manchas, secreções e feridas;, complementa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação