postado em 23/05/2011 10:45
O major do Corpo de Bombeiros, Adriano Azevedo, afirmou na manhã desta segunda-feira (23/5) que a bomba da embarcação Imagination não foi capaz de suportar o excesso de água que estava entrando no barco, o que poderia ter causado o acidente na noite de domingo (22/5). Segundo o major, a bomba é responsável por conter a água que costuma entrar nas embarcações. "Normalmente a bomba é capaz. Só que de acordo com o depoimento do comandante a quantidade de água que estava entrando era maior do que o equipamento podia suportar", explica.De acordo com ele, a união de outros fatores também poderia ter causado o acidente. "Uma série de fatores contribuíram para o acidente. O vento estava muito forte e a quantidade de passageiros conseguiu acelerar que a embarcação afundasse", comenta Adriano Azevedo.
[SAIBAMAIS]Em relação a grande quantidade de água que entrava no barco, o major esclarece que será preciso mais investigações. "A água normalmente entra nas embarcações, mas temos que investigar porque entrou tanta água na embarcação", afirma.
Desaparecidos
Após o acidente, 94 pessoas foram resgatadas ou conseguiram sair sozinhas do Lago Paranoá. O Corpo de Bombeiros ainda procura por oito pessoas que estariam desaparecidas. Entre elas, Valdeci Fernandes, 34 anos, mãe do bebê João Antônio, de seis meses, que morreu afogado e ainda uma menina de 10 anos.
As buscas foram iniciadas na manhã desta segunda-feira às 6h no Lago Paranoá. O Corpo de Bombeiros conta com uma embarcação de festa de dois andares e pelo menos 20 mergulhadores para localizar os desaparecidos. Por volta das 9h, os trabalhos na água foram iniciados. Às 10h28, os mergulhadores localizaram uma bolsa azul dentro da água.