postado em 23/05/2011 15:02
A Marinha do Brasil divulgou nesta segunda-feira (23/5) uma nota à impressa sobre o naufrágio no Lago Paranoá. No texto, ela informa que o Imagination estava autorizado a transportar 90 passageiros e dois tripulantes, num total de 92 pessoas. O texto informa ainda que em novembro do ano passado o barco passou por uma vistoria e renovou o certificado de segurança.Confira abaixo a nota divulgada pela Marinha na íntegra.
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 7; DISTRITO NAVAL
NOTA À IMPRENSA
A Delegacia Fluvial de Brasília tomou conhecimento que, por volta das 21 horas desse domingo, 22 de maio, a embarcação ;IMAGINATION; naufragou, nas proximidades do Clube da Associação de Servidores da Câmara dos Deputados (ASCADE), no meio do Lago Paranoá, Brasília ; DF. Equipes da Delegacia Fluvial de Brasília (DelBrasília), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil do DF foram imediatamente para o local e iniciaram o trabalho de resgate das vítimas.
De acordo com seus registros, a embarcação ;Imagination;, que era autorizada a transportar até 90 pessoas e dois tripulantes, sofreu vistoria em novembro de 2010, quando renovou o ;Certificado de Segurança da Navegação ; CSN;, estando dentro das normas previstas para este tipo de embarcação. Na ocasião, o Material de Salvatagem (coletes, extintor de incêndio e bóias circular, entre outros) encontrava-se de acordo com as especificações e na quantidade prevista. O condutor da embarcação no momento do acidente, Sr Airton da Silva Maciel, possui a habilitação exigida.
A DelBrasília informa que mantém uma equipe de Inspeção Naval pronta para atuar no Lago Paranoá 24 horas por dia, com pelo menos quatro militares. A fiscalização, realizada inclusive no período noturno, é intensificada nos dias em que há um maior movimento de embarcações no Lago, que são sábados, domingos e feriados.
Visando o incremento da ;Mentalidade de Segurança; por parte da sociedade, a Marinha promoveu em agosto de 2010, no Clube Naval de Brasília, o ;VII Seminário de Segurança do Navegador Amador;, do qual participaram diversos especialistas em navegação, segurança e primeiros socorros. Ressalta-se ainda que a DelBrasília tem intensificado, ao longo dos anos, suas ações de Inspeção Naval realizadas no Lago Paranoá e que somente nos meses de janeiro a abril de 2011, registrou os seguintes números percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior:
- Número de embarcações inspecionadas: acréscimo de 88%
- Número de Notificações: acréscimo de 59%
- Número de embarcações apreendidas: acréscimo de 350%
Uma equipe da Delegacia Fluvial de Brasília permanece no local apurando as causas do acidente e auxilia na busca das vítimas desaparecidas, realizada pelo Corpo de Bombeiros de Brasília.
A DelBrasília, além de auxiliar nas buscas, continuará o processo de obtenção de informações sobre as circunstâncias em que ocorreu o acidente, de modo a conduzir o inquérito, que foi aberto para investigar as causas e as condições da embarcação no momento do sinistro, inclusive no que se refere à quantidade de material de salvatagem, cujo prazo para conclusão é de até 90 dias.