postado em 25/05/2011 19:05
A taxa de desemprego no Distrito Federal relativa ao mês de abril ficou entre 13,4% e 13,6%, de acordo com a última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab). A PED foi divulgada nesta quarta-feira (25/05) e a taxa de desemprego levantada é a menor para os meses de abril desde 1992.A coordenadora da pesquisa, Adalgiza Lara Amaral, afirmou que nos próximos meses deve ocorrer uma queda na oferta de empregos, que normalmente apresentam alta até o mês de março. A queda era esperada já para o mês de abril, mas não se confirmou, para a sorte de quem procurava uma vaga.
Os setores que mais cresceram neste mês foram Indústria (9,1%), Construção Civil (5,8%), e Administração Pública (1,1%). Nos últimos 12 meses foram criados 10 mil novos postos de trabalhos no DF. Além disso, o contingente de desempregados foi reduzido em 7 mil pessoas e o tempo médio de procura por trabalho diminuiu de 48 semanas, em abril de 2010, para 44 semanas em 2011.
Para o secretário de Trabalho do GDF, Glauco Rojas, os dados da pesquisa mostram que Brasília já começa a acompanhar o crescimento econômico do restante do país. De acordo com o secretário, a ideia é que a capital consiga acompanhar o ritmo do restante do país, o que só se dará com a geração de novos postos de trabalho e a qualificação dos profissionais.