postado em 26/05/2011 20:00
Um norte-americano passou mais de três horas perdido no Parque Nacional de Brasília, na tarde desta quinta-feira (26/5). O artista plástico John Theodore Myers III, 50, fazia uma trilha pela mata do local e precisou ser resgatado pelos bombeiros. Ele mora no Brasil há cerca de quatro meses.Segundo o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, o chamado foi feito às 12h50. John teria ligado para sua esposa, a brasileira Mônica Cristine Schwarzwald, que intermediou o resgate. "Encontramos a bicicleta em uma estrada interna do parque, próxima ao portão 7", conta o sargento George Bulhões, que comandou a busca terrestre. O portão citado liga o parque ao Lago Oeste, onde mora o casal.
"Sempre gostei de andar na mata quando morava em Ohio", conta John. Ele fez parte da trilha de bicicleta e, em seguida, entrou em uma parte mais densa da floresta, à pé. Ele teria perdido a direção por volta das 12h30, e cerca de vinte minutos depois decidiu acionar o resgate.
A equipe de socorro precisou de um helicóptero para localizar o estrangeiro, que estava em uma parte da mata bastante fechada. Bombeiros desceram de rapel e guiaram John até uma clareira na floresta, de onde subiram para a aeronave. O artista plástico afirma que a experiência serviu como lição. "Não imaginei que a vegetação aqui fosse tão diferente. Vou tentar ser mais cuidadoso", garante.