Cidades

Polícia ambiental realiza maior apreensão de pássaros em cativeiro do DF

postado em 26/05/2011 20:15

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu mais de 100 pássaros da fauna silvestre brasileira na tarde desta quinta-feira (26/5) na Vila Buriti I, em Planaltina. Entre os animais havia espécies ameaçadas de extinção, como o pintassilgo-do-Nordeste e o bicudo. A operação, realizada em parceria com o Ibama, foi a maior já registrada no DF.

O criador, de 46 anos, não teve o nome divulgado. Segundo o sargento Carlos Alves, responsável pela operação, à primeira vista não foram identificados sinais de maus-tratos. "São animais de competição, de fino trato. Alguns podem custar até R$ 500 mil", afirma.

O responsável pelo cativeiro foi autuado em flagrante por crime contra a fauna e multado em R$ 45 mil. Alves conta que o acusado chegou a apresentar uma documentação vencida, que permitia a criação de apenas nove animais. Pela lei, um cativeiro amador pode acolher até 30 pássaros, desde que devidamente regularizado.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e, se possível, serão reintroduzidos à natureza. O acusado responderá ao processo em liberdade.

*Colaborou a repórter Thais Paranhos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação