postado em 27/05/2011 07:34
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) lançará na próxima semana editais para o recebimento de propostas de apoio à promoção e à participação em eventos científicos. Os programas receberão recursos do GDF e do governo federal. O anúncio foi feito ontem pelo novo diretor-presidente da FAP-DF, Paulo Salles, durante encontro com integrantes da comunidade científica e empreendedores, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
De acordo com Salles, será oferecido financiamento para projetos de iniciação científica %u2014 que envolvem pesquisador, professor e alunos do ensino médio %u2014, além de bolsas para estudantes de graduação engajados no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. O presidente da fundação também adiantou que novas modalidades de apoio estão sendo estudadas, como a criação de bolsas para mestrado e uma linha de financiamento voltada para publicações científicas.
No encontro, Salles afirmou que pretende colocar a FAP-DF entre as três melhores fundações de fomento à pesquisa científica no país. %u201CNosso compromisso é estabelecer as condições para que a ciência e a tecnologia voltem a ser prioridade%u201D, reforçou, antes de antecipar que o conselho superior da fundação será reativado em breve e terá papel estratégico na articulação e execução da política de ciência e tecnologia do governo local.
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, incluindo representantes de universidades, agências de fomento, institutos de pesquisas, instituições públicas federais, empresas e conselhos científicos.
O vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, e o secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, também marcaram presença.