Cidades

Homem é pego tentando transportar 30 ovos de aves para Lisboa

postado em 27/05/2011 18:13
Homem que transportava 30 ovos de aves sem documentação foi autuado e multado em R$ 65 mil pelo Ibama na madrugada de quinta-feira (26/5), no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. O traficante, que não teve a identidade divulgada, foi abordado pela alfândega portuguesa, no Aeroporto de Lisboa. O caso foi comunicado ao Ibama e o traficante repatriado. A assessoria de imprensa do Ibama disse que ele é de Palmas (TO), mas que embarcou para Portugal no aeroporto de Brasília.

O homem também foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal para prestar esclarecimentos e deve responder a inquérito criminal por tráfico internacional de fauna, além do processo administrativo. De acordo com a assessoria de imprensa do Ibama, o traficante não foi preso, pois não foi pego em flagrante. Antes de pagar a multa, o homem ainda tem um prazo para apresentar defesa.

Ainda segundo o Ibama, alguns especialistas já verificaram os ovos e acreditam que sejam de papagaio. Na autuação, o traficante confessou o crime ao Ibama e afirmou que um português o esperava em Lisboa para receber os ovos. O homem ainda informou que já havia recebido parte do pagamento e que o restante seria pago após a entrega. Em levantamento feito pelo Ibama, verificou-se que o infrator possui familiares que já foram autuados pelo Ibama por crimes contra fauna no Tocantins.

Quando abordado em Lisboa, os ovos foram encontrados presos à cintura do traficante, envolvidos em uma meia-calça. A assessoria de imprensa do Ibama diz que os ovos ficaram em Portugal para não correrem riscos na volta ao Brasil. Após o nascimento, as aves deverão voltar ao Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação