O Imagination voltou a afundar no Lago Paranoá aproximadamente às 22h25 desta sexta-feira (27/5), após uma lancha bater e esvaziar em um dos globos de ar que sustentava a embarcação. Apesar de ter perdido um dos balões, a embarcação continua estável.
De acordo com o Ciade do Corpo de Bombeiros, Paulo Henrique Campos Castanheira, que pilotava uma lancha, foi levado para a Delegacia Fluvial da Marinha e encaminhado para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações (DRPI), de onde ele pode ser encaminhado para a 10;DP (Lago Sul), que cuida do caso. Ele invadiu o perímetro de segurança e atingiu um dos balões.
Segundo o Coronel Alcantara do Corpo de Bombeiros, o piloto estava com outro homem no barco no momento da colisão. Ainda segundo os bombeiros, Paulo apresentou sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. A embarcação foi apreendida pela marinha.
Em alerta
A proa, que estava na superfície do lago, afundou um pouco mas ainda pode ser vista na superfície do lago. Equipes dos bombeiros já estão no local. A major Vanessa Signale, chefe de comunicação dos bombeiros, não descarta a possibilidade de os quatro globos de ar que ainda sustentam o barco não suportarem o peso do Imagination e a embarcação voltar a afundar. Os bombeiros devem avaliar possiveis avarias no Imagination na manhã deste sábado.
O Coronel Alcantara relata que, após análises preliminares, não há indícios de colisão da lancha com o Imagination. Ele revela que a lancha apresenta poucas avarias, mas afirma que a avaliação correta só poderá ser feita na manhã deste sábado.
Operação para içar o barco
Após duas tentativas, o Imagination começou a ser içado do fundo do Lago Paranoá nesta sexta-feira (27/5). Uma parte da proa estava do lado de fora do lago quando a operação foi interrompida por volta das 17h, por falta de luz natural. Neste sábado, a embarcação seria arrastada até uma região mais próxima da margem.
O Imagination naufragou na noite de domingo (22), com pelo menos 110 pessoas a bordo. Nove morreram