Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Imaculada Conceição; Mas a professora aposentada Maria Lúcia Correia, 62 anos, moradora da Asa Sul, conseguiu reunir mais de 400 imagens ao longo de 17 anos, cada uma com um nome e uma história. Ela expõe sua coleção na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Os devotos têm até amanhã à noite para visitar a mostra e conhecer um pouco mais sobre Maria.
Maria Lúcia tem 408 imagens de Nossa Senhora nas mais diversas formas. A ideia de expor as peças surgiu após o pároco João Vicente de Pádua visitar a casa da religiosa. ;Nosso objetivo é proporcionar aos membros da comunidade esse conhecimento de que a mãe de Deus é uma só. Queremos aproximar as pessoas de Nossa Senhora;, disse. Para ele, um santuário desse porte, organizado durante 10 anos, precisa ser mostrado aos fiéis.
;A meta da exposição é mostrar para as pessoas quantas centenas de vezes Maria de manifestou e pode se manifestar para nós;, explicou Maria Lúcia. ;Encontrei uma forma de homenagear todas as mães e, principalmente, a mãe das mães;, explicou, em alusão ao mês de maio. A professora acredita no poder de Maria e quer dividir a crença com outros religiosos. ;Ela é nossa intermediária diante de Deus. Por ela encontramos o caminho mais curto para chegar a Ele. Ela é nossa intercessora.;
A devoção de Maria Lúcia começou pelo próprio nome. Para ela, receber o nome de Maria já é uma forma de homenagear a mãe de Jesus. Ela percebeu que sua fé aumentou ao estudar no Colégio Maria Imaculada Conceição. Os obstáculos e atribulações pelos quais passou também serviram para reforçar o amor por Nossa Senhora. ;Superei problemas durante a fase adulta, assim como ela. Ela teve muita força para permanecer de pé após ver o filho na cruz;, emocionou-se.
Há 17 anos, Maria Lúcia se dedica a estudar a vida da mãe de Jesus. Procura informações nos livros, na internet e durante viagens. ;Amigos e familiares sabem desse amor que eu tenho por ela e me presenteiam com imagens.; Assim nasceu uma coleção que, hoje, contabiliza 408 imagens de Nossa Senhora, cada uma delas com um nome e uma história diferentes. ;Esse é meu hobby, pesquisar a vida de Nossa Senhora, as aparições e as obras que realizou.;
A organizadora da exposição percebeu que o trabalho tem sido admirado pelos visitantes. ;As pessoas estão saindo daqui muito emocionadas, tocadas por Nossa Senhora.; A psicóloga Lúcia Itapary, 62 anos, moradora da Asa Sul, ficou impressionada com a quantidade de imagens. ;Não tenho palavras para descrever o que senti. Ver tantas Marias é muito emocionante, não sabia que existiam tantas, acho que não conheço muitas delas;, confessou. Católica fervorosa, ela conclui: ;Mãe é a melhor coisa do mundo. E Maria é a nossa mãezinha, do céu e da terra;.
Curiosidades
Além das histórias tradicionais da mãe de Jesus, Maria Lúcia apresenta curiosidades aos visitantes. Durante a exposição, ela conta aos devotos as histórias sobre Maria, que assume diversas formas. A Nossa Senhora do Café chamou a atenção de quem passou por lá. Segundo a professora aposentada, um agricultor do interior de São Paulo teria feito uma novena para pedir chuva na região. ;No nono dia, começou a chover sem parar e o agricultor mandou fazer uma imagem em agradecimento.;
A Nossa Senhora da Achiropita também pode causar estranhamento. De acordo com relatos, um padre teria mandando pintar a imagem de Maria no teto da igreja. ;Um belo dia, ele chegou lá e viu que estava tudo pronto. Perguntou ao segurança o que houve e o homem relatou que, ao pedir a uma senhora que se encontrava no templo para retirar-se do lugar, ela sumiu;, contou. Achiropita, explica Maria Lúcia, significa aquilo que não foi pintado por mãos humanas. ;Nossa Senhora se encarregou do trabalho;, concluiu.
Rainha do Brasil
Nossa Senhora Aparecida foi coroada rainha do Brasil em 1904. Em 1931, foi escolhida padroeira do país, durante o governo de Getúlio Vargas. Todos os anos, milhões de religiosos visitam o santuário nacional dedicado a ela, localizado no município de Aparecida, a 168 quilômetros da capital paulista. Nossa Senhora também é padroeira de Brasília. Em 3 de maio de 1957, a capital federal recebeu uma réplica da imagem, que fica guardada na Catedral Metropolitana.
Populares
; Nossa Senhora Aparecida
É a padroeira do Brasil. Em outubro de 1717, pescadores estavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, insatisfeitos por não conseguirem pescar nenhum peixe. Desesperançados, eles puxaram a rede pela última vez e encontraram a imagem do corpo de uma santa. Ao jogar a rede novamente no rio, veio à tona a cabeça da santa. Acredita-se que a imagem da santa é negra devido à lama existente no fundo do Paraíba do Sul.
Um dos pescadores guardou a relíquia em casa e começou a receber os fiéis que rezavam
em frente a ela.
; Nossa Senhora de Fátima
A mãe de Jesus tem essa denominação em Portugal. Segundo relatos, ela teria aparecido próximo a uma árvore em maio de 1917 para três crianças: Lúcia, Jacinta e Francisco. Mas só esses meninos conseguiam vê-la e a população começou a ficar intrigada. A imagem aparecia no dia 13 de cada mês. Segundo relatos, ela brilhava mais
que o sol.
; Nossa Senhora de Lourdes
As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram em fevereiro de 1858, na França. A imagem teria aparecido primeiramente para Bernadete Soubirous, uma camponesa. Sem acreditar, o bispo local pediu à jovem que perguntasse à imagem quem ela era. ;Eu sou Imaculada Conceição;, teria dito a santa, que supostamente apareceu 17 vezes para Bernadete.
Conheça
Exposição das imagens de Nossa Senhora
Local: Paróquia Nossa Senhora
de Guadalupe ; EQS 311/312
Visitação: até amanhã,
das 8h às 12h e das 14h às 20h