Cidades

Bombeiros retiram duas boias danificadas do lago

A boia com capacidade para sustentar seis toneladas foi rasgada após o acidente da última noite. Ela foi comprada no ano passado por R$ 20 mil e não poderá mais ser utilizada

postado em 28/05/2011 09:32

O barco Imagination, que naufragou com pelo menos 110 pessoas no domingo (22) e provocou a morte de nove, permanece estável mesmo após ter perdido os dois principais globos de ar que o sustentam na superfície do Lago Paranoá.

Após avaliação na manhã deste sábado (28), os bombeiros constataram que a lancha, que invadiu a área onde está a embarcação às 22h25 de ontem, atingiu a bóia com capacidade de suportar até seis toneladas e fez com que ela afundasse. Segundo o Major Luciano Maximiano Rosa, do Corpo de Bombeiros, ao esvaziar, a bóia atingiu uma outra, com capacidade de suportar duas toneladas. Agora, outros três globos de ar, com menor capacidade, sustentam o barco e o mantém estável. O grupo estuda agora a instalação de outras bóias.

[SAIBAMAIS]Nesta manhã, os bombeiros constataram que a bóia de seis toneladas foi rasgada após o acidente da última noite. Ela foi comprada no ano passado por R$ 20 mil e não poderá mais ser utilizada. Os dois globos de ar danificados foram retirados do lago às 9h20 deste sábado e levados para o quartel que fica ás margens do lago.

Desde 8h, cerca de 35 mergulhadores estão no local para analisar o que foi danificado com a batida da última noite. Apesar de qualificar o acidente como ;inacreditável;, o major admitiu que havia a possibilidade de outras embarcações invadirem a área, principalmente à noite quando a visibilidade é baixa. Segundo o major, existe uma ronda noturna ao redor do barco, mas não há como proibir a navegação das outras embarcações. Somente uma bóia iluminada fazia a sinalização da área demarcada, mesmo assim, não há previsão de reforço na fiscalização. ;Como é o período notirno, não tem como manter o perímetro todo isolado;, disse o major. ;Realmente é uma fatalidade;, afirmou.

O Major faz um apelo à população para que não navegue próximo ao local onde acontece a operação para içar o Imagination, pois até as ondas formadas pelos outros barcos prejudicam o trabalho.

Acidente
Segundo um dos homens da Polícia Militar Ambiental que fazia ronda no algo na noite de ontem, o piloto da lancha de pequeno porte estava acompanhado de outros dois homens. O piloto, identificado pelos bombeiros como Paulo Henrique Campos Castanheira, apresentou sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Rogério Leite, responsável pela Delegacia Fluvial, confirmou que a lancha, batizada de Miss Vitória, foi apreendida pela marinha. Paulo Henrique foi liberado após ter o Arrais (documento obrigatório para pilotar embarcações de recreio) apreendido. A documentação estava em dia.

Operação para içar o barco
Após duas tentativas, o Imagination começou a ser içado do fundo do Lago Paranoá na tarde desta sexta-feira (27/5). Uma parte da proa estava do lado de fora do lago quando a operação foi interrompida por volta das 17h, por falta de luz natural. Neste sábado, a embarcação seria arrastada até uma região mais próxima da margem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação