postado em 28/05/2011 17:30
O Corpo de Bombeiros está correndo contra o tempo na tentativa de resgatar o barco Imagination, que afundou no Lago Paranoá no último domingo. As equipes de salvamento concluíram a instalação da 11; bóia de sustentação, inclusive a que foi rasgada ao ser atingida por uma lancha ontem.Um rebocador já está posicionado próximo ao local do naufrágio para içar o barco assim que as bóias forem completamente infladas. A expectativa dos bombeiros é que as 16 toneladas de capacidade das bóias sejam suficientes para levantar o barco que tem 18 toneladas. Só então que o rebocador puxará o Imagination para as margens do Lago Paranoá.
A operação deve acontecer até o pôr do sol, já que a visibilidade no local fica bastante comprometida com o cair da noite. Caso não seja obtido o sucesso na operação de hoje, os bombeiros recolhem os equipamentos e só retomam o trabalho a partir de amanhã.
Ontem, por volta das 22h30, um barco invadiu a área onde está a embarcação e atingiu uma das bóias que sustentava a embarcação. O globo de ar tinha a capacidade de suportar até seis toneladas. O Major Luciano Maximiliano da Rocha, do Corpo de Bombeiros, classificou o acontecimento como inacreditável e disse que acidente atrasou, pelo menos, seis horas o processo de resgate da embarcação.
Operação para içar o barco
Após duas tentativas, o Imagination começou a ser içado do fundo do Lago Paranoá nesta sexta-feira (27/5). Uma parte da proa estava do lado de fora do lago quando a operação foi interrompida por volta das 17h, por falta de luz natural. Neste sábado, a embarcação seria arrastada até uma região mais próxima da margem.
O Imagination naufragou na noite de domingo (22), com pelo menos 110 pessoas a bordo. Nove morreram.