O quarto dia de tentativa de içamento do barco Imagination, que naufragou no Lago Paranoá no último domingo (22/5) com cerca de 110 pessoas a bordo, começou às 7h. Por volta das 9h, uma equipe entrou no Lago Paranoá para quebrar os vidros da embarcação, o que pode facilitar a operação. De acordo com a major Vanessa Signale, chefe de comunicação dos bombeiros, um freezer também será retirado para diminuir o peso do barco.
[SAIBAMAIS]Segundo a major, a retirada de objetos não atrapalhará a perícia, uma vez que a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros já fizeram registros do interior da embarcação que podem ajudar os peritos.
12; boia
A estratégia para içar o Imagination é a mesma de ontem, mas desta vez terá o reforço de um 12; globo de ar com capacidade para suportar até cinco toneladas. Ao todo, os bombeiros utilizarão doze boias para sustentar o barco, que será puxado por um reboque. A boia com capacidade para suportar seis toneladas também será reutilizada.
Segundo a Major Vanessa Signale, caso o barco não seja içado neste domingo, a equipe pensa na possibillidade de parar a operação por um ou dois dias devido ao desgaste dos bombeiros que trabalham desde a noite do último domingo. Cerca de 20 bombeiros trabalham no local nesta manhã. Cada um só pode ficar 40 minutos dentro d;água e deve permanecer pelo menos 2h em terra.
Falha na terceira tentativa
Na operação deste sábado, foram usadas 11 boias de ar para sustentar a embarcação, no entanto, o barco de apoio utilizado para rebocar o Imagination não conseguiu trazê-lo de volta à superfície. De acordo com o coronel Luiz Blumm, o remendo feito para reparar a bóia principal, capaz de sustentar um peso de até seis toneladas, não permitiu que o bolão de ar operasse de maneira eficiente, frustrando a operação de resgate.
O máximo que pode ser visto durante a tentativa de içar o barco foi uma parte da estrutura branca que ficava no primeiro andar da embarcação. Com a puxada do reboque, o Imagination chegou a virar 180;, mas logo em seguida voltou a encalhar.