Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mergulhadores já estão na água para ação de retirada do Imagination

Mergulhadores já estão na água para iniciar os procedimentos para retirada do Imagination no Lago Paranoá nesta manhã de segunda-feira (30/5). A ação teve início por volta das 9h. Os mergulhadores vão reposicionar as bóias para ajudar na flutuação da embarcação e também conferir como elas agiram durante à noite.

Segundo a chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros, major Vanessa Signale, já foi identificado que algumas bóias murcharam durante a noite. Os mergulhadores vão reposicioná-las para a operação. Um terço do barco já está para fora do Lago. "A estimativa é de que até o fim do dia, metade do Imagination esteja fora do Paranoá", afirma a major.

[SAIBAMAIS]O objetivo da ação de hoje é tentar colocar a embarcação que naufragou no dia 23 de maio na posição horizontal. No entanto, caso os bombeiros não consigam, a corporação informou que o barco será puxado para mais perto da margem pelo rebocador.

A Imagination está a 150 metros da margem nas proximidades do clube Ascade e a 9 metros de profundidade do Lago Paranoá. Se a embarcação não for içada por completo da água, ela deve ser puxada até 5 metros de profundidade do Lago. Dessa forma, mesmo dentro da água, a Polícia Civil e a Marinha já poderão realizar a perícia que deve ficar pronta em 60 e 90 dias, respectativamente.

A major Vanessa disse ainda que ao fim da a perícia o Imagination ficará por conta do proprietário, que deverá retirar a embarcação do Lago Paranoá, caso a perícia seja realizada dentro da água.

Este é o quinto dia de trabalho dos bombeiros para retirar a embarcação do fundo do Lago Paranoá. Na noite de sexta-feira (27/5), uma lancha ainda colidiu no Imagination e acabou estourando uma das bóias de ar que ajudavam na sustentação do barco.