Cidades

Missa em ação de graças comemora os 41 anos da Catedral nesta terça-feira

postado em 30/05/2011 21:06
Símbolo do catolicismo no Distrito Federal, a Catedral Metropolitana de Brasília faz aniversário nesta terça-feira (31/5). Os 41 anos da igreja serão celebrados com uma missa em Ação de Graças às 12h15, celebrada pelo pároco, padre George Albuquerque. A reforma do espaço, iniciada há dois anos, só deve ser concluída em julho, mas o canteiro de obras não deve atrapalhar os fiéis que comparecerem ao evento.

Inspirada no desenho de quatro mãos em oração, a Catedral foi idealizada por Oscar Niemeyer e levou 14 anos para ser concluída. O projeto inicial previa que as 16 colunas fossem revestidas de mármore branco, intercaladas por duas camadas de vidro. Em 31 de maio de 1970, a igreja foi inaugurada em concreto pintado e vitrais, desenhados pela artista plástica Marianne Peretti.

Desde 2009, o espaço passa por uma revitalização completa, que inclui a substituição dos vitrais (por peças idênticas, em material mais resistente ao calor) e a limpeza dos arcos. Os três anjos suspensos, idealizados por Alberto Ceschiatti, agora são apoiados por cabos de aço mais resistentes, e assistirão de camarote ao aniversário da Catedral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação