Cidades

Hospital do Paranoá inaugura banco de leite e deve beneficiar 300 crianças

postado em 31/05/2011 11:50
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal inaugura, nesta terça-feira (31/5), o primeiro banco de leite do Hospital Regional do Paranoá. A expectativa é de que a medida possa beneficiar cerca de 300 crianças nascidas na unidade de saúde. Segundo a coordenadora dos bancos de leite do DF, Miriam dos Santos, com essa inauguração o DF passa a contar com 19 pontos entre postos de coleta e bancos de leite materno.

De acordo com Miriam, desde 2008, o Hospital do Paranoá possui um posto de coleta de leite materno que atendia cerca de 100 crianças. "Com o aumento do número de doações, a quantidade de serviço e o apoio a amamentação vimos a necessidade de criar um banco de leite aqui, que vai beneficiar as crianças do Paranoá e também do Itapoã", explica.

A solenidade de inauguração começou às 9h. Já o atendimento no banco de leite será de segunda a sexta-feira de 8h às 18h. No banco, será feita o processamento, transformação e controle de qualidade do leite materno.

Outros bancos
Ao todo, o DF possui 19 pontos voltados para a doação e processamento do leite materno. Destes, são dez bancos de leite da Secretaria de Saúde, dois federais no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e Hospital das Forças Armadas (HFA) e quatro em unidades privadas. Em relação aos postos de doação, são dois em unidades públicas em Samambaia e em São Sebastião e um na rede privada.

"O DF é uma unidade que se caracteriza por ter um banco de leite ou um posto de doação em todas as unidades de saúde que têm maternidade", completa Miriam dos Santos. A coordenadora ainda explica que a secretaria pretende reformar quatro pontos em Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia e Planaltina. E ainda espera construir outro totalmente novo em Sobradinho.

Serviço
Para doar é preciso ir até o banco da unidade de segunda a sexta-feira de 8h às 18h ou então convocar uma equipe do Corpo de Bombeiros para retirar o leite em casa. Mais informações no 3369-9980.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação