Cidades

Produtores rurais podem comprar vacina contra febre aftosa até esta terça

postado em 31/05/2011 17:20
O prazo para que produtores rurais adquiram a vacina contra a febre aftosa termina nesta terça-feira (31/5). Os criadores de animais como bois e búfalos podem encontrar a imunização em qualquer uma das 26 lojas credenciadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (Seapa-DF), pelo preço de R$ 1,45.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, a expectativa é vacinar todos os 100 mil animais nas cerca de 2.600 propriedades rurais do DF e garantir 18 anos sem casos da doença.

Os produtores têm até o dia 15 de junho para apresentar um relatório informando a quantidade e idade dos animais à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Quem não tiver o rebanho vacinado, receberá multas e notificações. E não poderá transportar ou comercializar produtos derivados dos animais.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão se dá não só pelo contato entre animais doentes e sadios, mas também, pelo ar, água, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas, calçados) que entram em contato com os animais doentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação