postado em 01/06/2011 12:01
O Corpo de Bombeiros vai tentar pela última vez içar, nesta quarta-feira (1;/6), o barco Imagination, que naufragou no Lago Paranoá, com a ajuda do rebocador. A ideia é puxar a embarcação na altura de um terreno ao lado do Clube Ascade. No entanto, a estratégia não foi bem sucedida nos últimos dias. Em uma das vezes, a embarcação acabou afundando.Por volta das 11h50, o rebocador chegou para iniciar a última tentativa de içada. De acordo com o coronel Luiz Brumm, eles vão reposicionar o barco na horizontal para depois tentar trazê-lo com a ajuda de dois tratores. "O problema é que antes não tinhamos força e com os tratores podemos sanar esse problema", explica.
O Imagination reagiu bem e o rebocador conseguiu colocar a embarcação nas proximidades da margem do Lago Paranoá. Por volta das 13h, os bombeiros começavam a arrumar os tratores para iniciar a retirada por terra. Os bombeiros amarraram uma corda ligando o barco ao trator, mas logo na primeira tentativa o cabo soltou. Na segunda tentativa, o Imagination foi arrastado em direção à margem por cerca de 20 metros e a corda soltou novamente. Por volta das 14h30, a equipe do Corpo de Bombeiros amarrava o cabo para fazer nova tentativa.
Mais cedo, a chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros, major Vanessa Signale, afirmou que caso a tentativa de hoje terminasse frustrada, a equipe deve optar por outra estratégia ainda nesta tarde, em que o Imagination deverá ser puxado por terra com a ajuda de tratores e guindastes.
[SAIBAMAIS]Memória
Dia 22 - O Imagination naufragou com 110 pessoas a bordo. Um bebê de sete meses morreu no dia do acidente e outras oito vítimas também faleceram e os corpos foram encontrados durante buscas do Corpo de Bombeiros na embarcação naufragada.
Dia 26 ; Após o término das buscas das nove vítimas do naufrágio do Imagination, a Marinha e o Corpo de Bombeiros iniciam uma operação para içar o Imagination. Boias com capacidade para içar até 20 mil quilos são instaladas embaixo do barco.
Dia 27 ; O piloto de uma lancha de 26 pés desrespeita a sinalização ao redor do Imagination, invade a área isolada e bate em duas boias de elevação presas à embarcação. O acidente atrasa o trabalho de retirada do barco.
Dia 28 ; Bombeiros remendam as boias danificadas no acidente com a lancha e as reinstalam para recomeçar o içamento. Mas a operação falha.
Dia 29 ; Após a instalação de mais de 10 globos de ar, a parte superior da embarcação aponta na superfície do Lago Paranoá.
Dia 30 ; A embarcação naufragada vira de cabeça para baixo enquanto os militares tentam rebocá-la para a orla, na altura do Setor de Clubes Sul. O imprevisto facilita o trabalho dos peritos.
Dia 31 ; Um caiaque atinge o casco do Imagination, mas não provoca danos. Técnicos finalizam a perícia na embarcação, e os bombeiros recomeçam a operação. A retirada é adiada novamente.