Cidades

Servidores da Câmara Legislativa fazem nova paralização nesta quarta-feira

postado em 01/06/2011 13:22

Os servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) fazem nova paralisação entre 14h e 16h, no hall do plenário da casa, na tarde desta quarta-feira (1;/6). De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores da Câmara Legislativa e Tribunal de Contas do DF (Sindical), durante o protesto os servidores entregarão uma nota aos 24 deputados distritais, contendo as principais reivindicações da categoria.

;Os servidores querem pressionar os deputados em relação ao retorno das negociações para reestruturação administrativa, por meio de redução de cargos comissionados e dos salários pagos à estas funções;, disse a assessoria de imprensa dos servidores. O Sindical afirma que há quase 800 servidores trabalhando na Câmara Legislativa e que a previsão é receber cerca de 400 na manifestação desta tarde.

No dia 24 de maio, os servidores realizaram uma paralisação e, em seguida, foram para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal denunciar a manutenção de cargos ilegais na CLDF e cobrar a reposição de perdas salariais. Por quase duas horas, os manifestantes fizeram a paralisação, mesmo tempo previsto para esta quarta-feira.

Confira a nota, na íntegra, que será entregue aos deputados distritais nesta tarde.

Aonde chegaremos sem negociação?

Nos últimos dias vimos em mais de uma oportunidade a presidência da Câmara Legislativa afirmar que mantém negociações com o SINDICAL. Isso infelizmente não é verdade.

No último encontro entre a direção da Casa e o sindicato ocorreu no dia 5 de maio, momento em que foi anunciado que não haveria qualquer possibilidade de concessão da reposição das perdas salariais e que a proposta de reestruturação administrativa ainda seria discutida com os demais parlamentares sem que fosse dado nenhum prazo para a sua fetivação apesar da legislação em vigor (Resolução 247/2010) ter determinado o último dia 30 de abril como data limite para a sua efetivação.

Vale salientar que naquele mesmo encontro o sindicato foi informado de que, dos dezenove itens da pauta de reivindicações dos servidores, apenas dois itens foram atendidos, sendo os demais negados, apesar da maioria não impactar no equilíbrio fiscal da CLDF.

Assim, desde aquela reunião, o diálogo com a direção da Casa tem se dado apenas pela imprensa, gerando uma situação desagradável e que só tende a aumentar a tensão entre os servidores.

É importante lembrar que foi justamente esse tipo de comportamento adotado pela direção anterior do Legislativo que levou o SINDICAL a impetrar ação popular que trouxe inúmeros transtornos à legislatura passada e à atual.

A direção do sindicato lança uma pergunta a Vossa Excelência, a mesma que fizemos a muitos deputados da última gestão: será que sempre teremos que resolver nossas diferenças no confronto? Quem ganha com isso?

Por isso, acreditamos, diante, inclusive, da recente divulgação dos últimos dados sobre a gestão fiscal da CLDF, que é o momento oportuno de agendar uma nova reunião entre a direção da Casa e a direção do sindicato, no sentido de reabrir as negociações que,
na prática, não existem no momento.

Diretoria do SINDICAL
Brasília, 1; de junho de 2011

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação