postado em 01/06/2011 14:04
A Associação dos Conselheiros Tutelares decidiu fazer manifestações até o próximo dia 06 de junho. A categoria reivindica reajuste equivalente a 60% do salário dos administradores do Distrito Federal. Segundo a conselheira de Ceilândia Norte, Selma Aparecida da Costa, "o pagamento passaria a ser em torno de R$ 9 mil por mês".Cerca de 70 manifestantes protestaram na manhã desta quarta-feira (1;/6) nas regiões administrativas de Itapoã e Paranoá, mas retomam às atividades normais ainda nesta tarde. Os conselheiros prometem passeatas na próxima quinta-feira (2/6) nas cidades de Recanto das Emas e Samambaia. Dos 33 conselhos tutelares do DF, 25 aderiram ao movimento.
Para as pessoas que desejam procurar os conselhos, a orientação é que retornem na próxima semana, pois apesar de abertos, todos os serviços estão parados. Segundo Selma Aparecida, a mobilização foi planejada porque os manifestantes reivindicam também melhores condições de trabalho. "A gente lida diariamente com problemas e ficamos expostos às mais diversas situações de perigo. Se não tivermos melhores condições, nossa situação se complica", afirmou.
Segundo a Associação dos Conselheiros Tutelares, reuniões estão marcadas com a Secretaria de Governo do DF na próxima sexta-feira (3/6). A assessoria de imprensa da pasta nega que haja conversas agendadas.