Cidades

UFMG adota novas regras para vestibular 2012

postado em 02/06/2011 08:00

Estudantes brasilienses interessados em ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) devem estar atentos: a instituição determinou mudanças para o vestibular 2012 e bateu o martelo sobre todas as regras e datas do processo seletivo. A principal novidade é que a nota da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será considerada apenas na segunda etapa do vestibular, e não como parte da primeira fase, como ocorreu no ano passado. O anúncio foi feito ontem, duas semanas depois da criação de uma prova de língua portuguesa e literatura brasileira para candidatos a 44 cursos de graduação. Além dessas alterações, está definido que a segunda etapa do concurso será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012 e as inscrições poderão ser feitas de 12 de agosto a 9 de setembro, com taxa de R$ 95.

Assim como no ano passado, o Enem vai substituir a primeira etapa do vestibular. Só será válida a nota obtida no exame a ser aplicado este ano, em 22 e 23 de outubro, não sendo permitido aproveitar o resultado de testes anteriores. Portanto, candidatos à UFMG devem se inscrever até o dia 10 no Enem e, com o número de cadastro no exame nacional nas mãos, entrar no processo seletivo da Federal de Minas, a partir de 12 de agosto.

No último vestibular, o teste de língua portuguesa e literatura brasileira foi aplicado apenas a estudantes que disputavam vagas em quatro cursos ; letras, comunicação, teatro e dança. Para essas quatro graduações, além da avaliação de português, será exigida também a leitura dos livros Espumas flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares; e Infância, de Graciliano Ramos.

O vestibular 2012 da UFMG também contará com um novo curso, de educação física / bacharelado noturno, com 30 vagas. Com isso, o processo seletivo terá 6.670 vagas, distribuídas em 76 cursos. Além disso, a graduação de ciências de alimentos do câmpus de Montes Claros vai mudar de nome, passando a se chamar engenharia de alimentos. Todas as novidades estão detalhadas em edital publicado, ontem, pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), no site .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação