Cidades

Crescimento populacional do Gama é o menor registrado em todo DF

postado em 02/06/2011 18:08

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou, nesta quinta-feira (2/6), dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) do Gama. O crescimento populacional da Região Administrativa é o menor registrado no DF: 1,8% ao ano. ;A cidade cresce em ritmo menor que o DF, que segue com 2,3% ao ano. De todas as dez pesquisas divulgadas, Águas Claras tem o maior crescimento populacional, registrando 20,8% ao ano;, explicou a gerente de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas da Codeplan, Iraci Peixoto.

A pesquisa mostra que o Gama tem 127.121 habitantes, com população de idosos superior à registrada em todo Distrito Federal ; 18,5% dos gamenses têm mais de 60 anos, enquanto no DF a média fica em 7,4%. Iraci diz que o número elevado de idosos é registrado porque o Gama já é uma Região Administrativa consolidada. Ainda de acordo com a gerente, as crianças representam 20,4% da população do Gama ; índice menor que o encontrado no Distrito Federal (25,5%).

A população local encontra 41% dos postos de trabalhos no Gama. Em relação ao transporte, 61,3% dos domicílios têm ao menos um carro, enquanto 30,8% têm bicicletas. ;O interessante é que não há nenhuma ciclovia nesta região;, pontua Iraci.

Outro fato detectado pela pesquisa é que há um crescimento do grau de instrução da população gamense. Em 1997, apenas 2% tinha nível superior. Em 2011, o número aumentou para 10,3%. O número de analfabetos diminuiu de 5,3% para 2,9%, sendo que grande parte desse percentual corresponde aos idosos.

Esta é a décima Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios divulgada, de uma série de 30 Regiões Administrativas do Distrito Federal. A expectativa da Codeplan é encerrar as demais pesquisas e apresentá-las ainda em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação