Jornal Correio Braziliense

Cidades

No Gama, 41% dos postos de trabalho são ocupados por moradores da cidade

Elevado percentual de idosos, alto índice de habitantes que trabalham na própria cidade de moradia, uma classe média emergente que impulsiona a economia e escolaridade mediana. As características pertencem ao Gama, décima região administrativa do Distrito Federal a ser objeto da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (Pdad), realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Um dos pontos que mais chamou a atenção durante a análise dos dados foi a semelhança entre Gama e Taguatinga. Nascidas praticamente na mesma época ; a primeira completa 51 anos em outubro e a segunda, em julho deste ano ; as regiões são quase gêmeas.

A pesquisa da Codeplan detectou que 18,4% da população do Gama têm 60 anos ou mais. A média é bastante superior à do DF, de 7,4%. Em Taguatinga, região cuja Pdad foi divulgada duas semanas antes da referente ao Gama, o percentual de idosos é de 18,3%. Outro fator que aproxima as cidades é a parcela de moradores que não precisam sair do local onde vivem para trabalhar. Enquanto o Gama assegura 41% dos postos de trabalho à sua população, em Taguatinga oferta é de 41,8%.

Em ambas as regiões administrativas, comércio e administração pública concentram a maioria dos empregos. No Gama, o primeiro setor agrega 27,1% da mão de obra, e o segundo, 21,2%. Em Taguatinga, os números são respectivamente 29,8% e, 27,6%. Na avaliação dos pesquisadores da Codeplan, a forte presença do comércio mostra o potencial de consumo das cidades.

Escolaridade
No quesito escolaridade, a maior parte da população do Gama, 28,8%, tem ensino fundamental incompleto. Em segundo lugar vem o ensino médio completo, com 22,9%. Em Taguatinga, a situação é inversa, com o ensino médio predominando (28,9%) e o fundamental incompleto ocupando o segundo lugar (25.9%). Entretanto, os percentuais estão próximos e a tendência é que o grau de instrução da população do Gama melhore. A região administrativa tem 9,3% da população com ensino superior completo. Em 1997, o patamar era de apenas 2%.

O economista Júlio Miragaya, diretor de Gestão de Informações da Codeplan, destaca que é natural as duas cidades guardarem semelhanças entre si. ;São regiões consolidadas, que cessaram de se expandir nos anos 1980;, explica.

Ele diz que, a exemplo do que ocorre em Taguatinga, os moradores do Gama chegaram à região administrativa há muito tempo, na época da inauguração de Brasília, e permaneceram lá. Segundo o economista, 69,1% dos moradores da cidade vivem no Gama há mais de 15 anos.

Um aspecto importante é que, em alguns anos, a característica do Gama de cidade consolidada e envelhecida pode sofrer alterações. O motivo é que a cidade é um dos focos dos novos empreendimentos imobiliários no DF. O administrador regional, Adauto de Almeida Rodrigues, diz que, para os próximos cinco anos, é previsto que a população, atualmente em 127.121 habitantes, seja acrescida de 35 mil pessoas.

Renda
Embora o Gama emparelhe com Taguatinga na presença da atividade comercial, o que indica que existe um mercado de consumo forte, o ganho médio dos moradores da cidade é considerado baixo. A renda familiar mensal é de R$ 3.549, e a per capita, de R$ 1.109. Entretanto, parcelas significativas dos moradores faturam de cinco a 10 salários mínimos (25%) e mais de 10 salários (20%).

Atualmente, o principal problema enfrentado pela região administrativa é o elevado fluxo de moradores de Santa Maria e das cidades goianas do Entorno que buscam os serviços de educação e saúde pública da cidade. De acordo com o administrador, Adauto Rodrigues, o Hospital Regional do Gama (HRG) está sobrecarregado. ;Há 44 anos, ele vem recebendo reformas de ampliação na horizontal, conforme o crescimento da demanda. Agora, chegou a um ponto em que não há mais para onde crescer;, afirmou.

Rodrigues diz que há um diálogo entabulado com o governador Agnelo Queiroz para a construção de uma nova sede para o HRG, que comporte mais atendimentos. As 43 escolas públicas do Gama, sete rurais e cinco faculdades também são muito demandadas pela população de cidades vizinhas.

Uma das opções de ensino superior na região administrativa é um câmpus da Universidade de Brasília, que oferece o curso de engenharia. Graças a ele, o jovem Francisco Alves de Lima Júnior, 18 anos, nascido no Gama, tem a oportunidade de cursar o ensino superior perto de casa. ;Quando era pequeno, não me imaginava fazendo faculdade no Gama. É muito bom ter a UnB aqui;, comenta.

Filho de pai cearense e mãe nascida em Taguatinga, ambos servidores públicos com emprego próximo de casa, Francisco reclama da falta de opções de lazer. ;Não temos cinema, e é perigoso sair à noite. Diversão, só saindo da cidade;, diz.

Estudo
A Pdad 2010/11 é a segunda pesquisa domiciliar realizada no Distrito Federal. O primeiro levantamento foi realizado em 2004. A Codeplan já levantou dados em 10 regiões administrativas. A intenção é que, até o fim deste ano, as 30 regiões administrativas do DF tenham sido visitadas pelos pesquisadores.