Cidades

No Gama, 41% dos postos de trabalho são ocupados por moradores da cidade

postado em 03/06/2011 07:33
Francisco Alves nunca imaginou fazer um curso superior na cidade: Elevado percentual de idosos, alto índice de habitantes que trabalham na própria cidade de moradia, uma classe média emergente que impulsiona a economia e escolaridade mediana. As características pertencem ao Gama, décima região administrativa do Distrito Federal a ser objeto da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (Pdad), realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Um dos pontos que mais chamou a atenção durante a análise dos dados foi a semelhança entre Gama e Taguatinga. Nascidas praticamente na mesma época ; a primeira completa 51 anos em outubro e a segunda, em julho deste ano ; as regiões são quase gêmeas.

A pesquisa da Codeplan detectou que 18,4% da população do Gama têm 60 anos ou mais. A média é bastante superior à do DF, de 7,4%. Em Taguatinga, região cuja Pdad foi divulgada duas semanas antes da referente ao Gama, o percentual de idosos é de 18,3%. Outro fator que aproxima as cidades é a parcela de moradores que não precisam sair do local onde vivem para trabalhar. Enquanto o Gama assegura 41% dos postos de trabalho à sua população, em Taguatinga oferta é de 41,8%.

Em ambas as regiões administrativas, comércio e administração pública concentram a maioria dos empregos. No Gama, o primeiro setor agrega 27,1% da mão de obra, e o segundo, 21,2%. Em Taguatinga, os números são respectivamente 29,8% e, 27,6%. Na avaliação dos pesquisadores da Codeplan, a forte presença do comércio mostra o potencial de consumo das cidades.

Escolaridade
No quesito escolaridade, a maior parte da população do Gama, 28,8%, tem ensino fundamental incompleto. Em segundo lugar vem o ensino médio completo, com 22,9%. Em Taguatinga, a situação é inversa, com o ensino médio predominando (28,9%) e o fundamental incompleto ocupando o segundo lugar (25.9%). Entretanto, os percentuais estão próximos e a tendência é que o grau de instrução da população do Gama melhore. A região administrativa tem 9,3% da população com ensino superior completo. Em 1997, o patamar era de apenas 2%.

O economista Júlio Miragaya, diretor de Gestão de Informações da Codeplan, destaca que é natural as duas cidades guardarem semelhanças entre si. ;São regiões consolidadas, que cessaram de se expandir nos anos 1980;, explica.

Ele diz que, a exemplo do que ocorre em Taguatinga, os moradores do Gama chegaram à região administrativa há muito tempo, na época da inauguração de Brasília, e permaneceram lá. Segundo o economista, 69,1% dos moradores da cidade vivem no Gama há mais de 15 anos.

Um aspecto importante é que, em alguns anos, a característica do Gama de cidade consolidada e envelhecida pode sofrer alterações. O motivo é que a cidade é um dos focos dos novos empreendimentos imobiliários no DF. O administrador regional, Adauto de Almeida Rodrigues, diz que, para os próximos cinco anos, é previsto que a população, atualmente em 127.121 habitantes, seja acrescida de 35 mil pessoas.

Renda
Embora o Gama emparelhe com Taguatinga na presença da atividade comercial, o que indica que existe um mercado de consumo forte, o ganho médio dos moradores da cidade é considerado baixo. A renda familiar mensal é de R$ 3.549, e a per capita, de R$ 1.109. Entretanto, parcelas significativas dos moradores faturam de cinco a 10 salários mínimos (25%) e mais de 10 salários (20%).

Atualmente, o principal problema enfrentado pela região administrativa é o elevado fluxo de moradores de Santa Maria e das cidades goianas do Entorno que buscam os serviços de educação e saúde pública da cidade. De acordo com o administrador, Adauto Rodrigues, o Hospital Regional do Gama (HRG) está sobrecarregado. ;Há 44 anos, ele vem recebendo reformas de ampliação na horizontal, conforme o crescimento da demanda. Agora, chegou a um ponto em que não há mais para onde crescer;, afirmou.

Rodrigues diz que há um diálogo entabulado com o governador Agnelo Queiroz para a construção de uma nova sede para o HRG, que comporte mais atendimentos. As 43 escolas públicas do Gama, sete rurais e cinco faculdades também são muito demandadas pela população de cidades vizinhas.

Uma das opções de ensino superior na região administrativa é um câmpus da Universidade de Brasília, que oferece o curso de engenharia. Graças a ele, o jovem Francisco Alves de Lima Júnior, 18 anos, nascido no Gama, tem a oportunidade de cursar o ensino superior perto de casa. ;Quando era pequeno, não me imaginava fazendo faculdade no Gama. É muito bom ter a UnB aqui;, comenta.

Filho de pai cearense e mãe nascida em Taguatinga, ambos servidores públicos com emprego próximo de casa, Francisco reclama da falta de opções de lazer. ;Não temos cinema, e é perigoso sair à noite. Diversão, só saindo da cidade;, diz.

Estudo
A Pdad 2010/11 é a segunda pesquisa domiciliar realizada no Distrito Federal. O primeiro levantamento foi realizado em 2004. A Codeplan já levantou dados em 10 regiões administrativas. A intenção é que, até o fim deste ano, as 30 regiões administrativas do DF tenham sido visitadas pelos pesquisadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação