postado em 03/06/2011 06:51
Os motoristas e cobradores do transporte coletivo do Distrito Federal fazem novamente, nesta manhã de sexta-feira (3/6), uma paralisação relâmpago. O protesto teve início às 5h e deve seguir até às 7h de hoje. Segundo o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Diógenes Nery, o movimento foi aderido por cooperativas que atendem as linhas internas de Santa Maria, Gama, Samambaia, Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Recanto das Emas.De acordo com ele, na garagem do Paranoá são 30 ônibus parados, já no Gama o número atinge 68, sendo 41 ônibus e 27 micro-ônibus. Ele não soube informar a quantidade de coletivos sem circular nas demais regiões. O fato é que a paralisação já complica a vida dos moradores dessas regiões que lotam as paradas de ônibus.
[SAIBAMAIS]Na tarde de ontem, a categoria também fez uma paralisação que começou às 16h e terminou por cerca de duas horas depois. O ato acabou causando transtornos na capital federal. A população ficou bastante revoltada e colocou fogo em galhos de árvores no Eixão e criou confusões também na Rodoviária do Plano Piloto.
Segundo o sindicato, as paralisações relâmpagos são uma forma da categoria pressionar os empresários. Eles reivindicam aumento salarial de 16,69% e a manutenção do acordo coletivo aprovado em 2010. Está prevista para este domingo (5/6) no Conic, às 9h30, uma assembleia geral da categoria, onde será discutida uma possível greve geral.