Guilherme Goulart
postado em 04/06/2011 08:00
O Departamento de Trânsito (Detran) estuda a possibilidade de perdoar as multas dos motoristas que ultrapassaram a velocidade de 40km/h durante o período de recuperação e de reforma da Ponte JK. O diretor do órgão, José Alves Bezerra, disse que a conversão de infração em advertência, por exemplo, está prevista no artigo 276 do Código de Trânsito. ;Estou consultando o nosso departamento de engenharia e jurídico. Caso isso realmente possa ser feito, irá valer para aqueles que passaram a menos de 67km/h, isto é, que deveriam receber a multa média;, afirmou.
A mudança pode ocorrer por conta do período em que o monumento teve a velocidade máxima diminuída de 60km/h para 40km/h. A Ponte JK acabou interditada em 20 de janeiro, quando se detectou um desnivelamento da pista, causado pelo desgaste de um dos aparelhos de apoio que dão sustentação à estrutura. Depois que as falhas foram identificadas, algumas das medidas tomadas pelo Detran e pela Polícia Militar incluíram o fechamento de acessos, a colocação de cones para obrigar os condutores a respeitar o limite de velocidade reduzido e o fechamento eventual de uma das pistas.
Ao longo dos trabalhos de recuperação do local, entre janeiro e abril deste ano, cerca de 7 mil motoristas foram notificados. Com a conversão para advertência, os condutores não precisariam pagar pela infração. Segundo Bezerra, a possível anistia atende a um apelo da comunidade. ;Vamos tentar encontrar embasamento no Código de Trânsito para saber se a multa pode mesmo ser anulada ou convertida;, explicou.
Transferência
Desde ontem, os proprietários que pretendem transferir a documentação de veículos podem realizar o serviço pela internet por meio do site do Detran. Para tanto, é preciso acessar o pré-atendimento informatizado no endereço www.detran.df.gov.br. A mudança oferece mais agilidade. ;A nossa iniciativa é inédita. É um projeto-piloto ousado. O nosso objetivo é diminuir a fila no Detran. No ano passado, a espera era de duas horas, duas horas e meia. Na nossa gestão, esse tempo foi reduzido para 40 minutos. Mas nosso objetivo atual é diminuir ainda mais, passando o tempo para 10, 15 minutos;, esclareceu Bezerra. Só ontem foram pedidas 70 transferências pela internet.