Cidades

Estudantes da UnB são liberados do Departamento de Polícia Especializada

postado em 04/06/2011 19:42

Os dois estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que foram presos na manhã de sexta-feira (4/6) acabam de ser liberados. Eles conseguiram um alvará de soltura, concedido pela 12; Vara de Juizados Especiais por volta das 19hrs. Eles estavam detidos no Departamento de Polícia Especializada (DPE) em uma cela com 20 criminosos. Após a liberação, os moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) foram para o Instituto Médico Legal fazer exame de corpo de delito.

O calouro de economia Heitor Claro da Silva, 24 anos, e o graduando de filosofia David Silva Almeida foram levados à carceragem da 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte) sob a acusação de incendiar um contêiner de lixo, além de desacatar e ameaçar servidores públicos da instituição de ensino. Eles ficaram no local até o meio dia de ontem, quando foram transferidos para a DPE.

Os acusados continuarão respondendo processo. Pelo crime de incêndio, podem pegar até seis anos de reclusão, além de dois anos por desacato. O advogado Gilson dos Santos estuda, junto com os amigos dos jovens, entrar com um processo contra a UnB, alegando invasão de domicílio, lesão corporal, danos morais e exposição. A ação deve ser protocolada na semana que vem.

Reforma
Desde o início da semana, os apartamentos liberados por mais de 230 moradores, deslocados pela universidade para realizar a reforma dos dois prédios, estão sendo desmontados. A desocupação do CEU tem sido motivo de conflitos entre a administração da UnB e os estudantes desde que foi anunciada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação