postado em 05/06/2011 08:36
Faz muito tempo que um passageiro não elogia o transporte público do Distrito Federal. Também faz muito tempo que não há por que elogiar. O serviço prestado é caro, de má qualidade e a população se movimenta pelas cidades em ônibus velhos. No intuito de renovar parcialmente a frota e minimizar o sofrimento dos usuários do sistema, a Secretaria de Transportes publica nesta segunda-feira, no Diário Oficial do DF, o edital de licitação para 1,2 mil novos veículos.O pleito é de livre concorrência e podem participar empresas atuantes no DF ou não. Os 1,2 mil ônibus novos serão divididos entre 900 para o sistema em geral e outros 300 exclusivos para a Linha Verde, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que liga o Plano Piloto a Taguatinga e Ceilândia. Serão 12 lotes de 100 carros e o lance de outorga mínimo para cada é de R$ 2,75 milhões.
A frota da Linha Verde terá o sistema de abertura de portas nos dois lados para operarem conforme aprovado no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade, sancionado pelo governador Agnelo Queiroz (PT) no início de maio. Esse tipo de ônibus também circulará nas faixas de concreto exclusivas para ônibus que serão criadas na Linha Amarela ; a ser construída entre Gama e Santa Maria ; e na Saída Norte, entre Sobradinho e Planaltina. As obras de adaptação são financiadas pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A previsão é que os trabalhos na Linha Amarela sejam iniciados em 60 dias e durem um ano e meio.
Sucatas nas ruas
Segundo estimativas da Secretaria de Transporte, 45% da frota ultrapassaram os sete anos de rodagem, tempo de desgaste que, teoricamente, representaria a aposentadoria compulsória do carro. Os problemas não param por aí. Cerca de 75% dos veículos que transportam cerca de 1 milhão de pessoas por dia apresentam problemas de manutenção. Nas ruas, há coletivos com 12 anos e outros com dois, o que influencia no cálculo da idade média da frota ; de seis anos. Os ônibus novos são fiscalizados a cada quatro meses e os mais antigos, a cada dois. ;Há muito tempo não é feita licitação e simplesmente não podemos retirar os ônibus velhos das ruas porque a população será prejudicada;, alega o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho. O DF tem 3 mil ônibus convencionais.
O estado de conservações dos coletivos é um dos principais motivos de reclamação por parte do passageiro. Somente nos primeiros quatro meses do ano, funcionários do serviço 156 ; ramal de atendimento ao cidadão ; receberam 5.075 queixas de usuários. O número de reclamações das más condições do transporte coletivo brasiliense em 2011 supera em 10% o registrado no ano passado. Em média, o DFTrans recebeu 1,2 mil reclamações mensais neste ano, contra 1,1 mil assinaladas por mês em 2010. Esse é um dos motivos para a licitação só abrir espaço para a aquisição de ônibus 0km. Após a homologação da licitação, a nova frota tem de chegar às ruas em seis meses. As linhas nas quais circularão serão definidas pelo DFTrans.
Projetos para a Copa
O documento reúne obras classificadas pelo governo como fundamentais para a realização dos jogos da Copa de 2014 em Brasília. Com a assinatura do plano, o DF pleiteou parte dos R$ 2,4 bilhões do PAC da Mobilidade, do governo federal. O projeto vai financiar investimentos em transportes em cidades com mais de 500 mil habitantes. No DF, a proposta inclui a expansão do sistema metroviário, a criação dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) e sobre Pneus (VLP) e melhorias na acessibilidade de pessoas com deficiência.