Cidades

DF inicia segunda etapa de vacinação contra a gripe

postado em 06/06/2011 12:00
As crianças entre seis meses e dois anos vacinadas contra a gripe até o dia 27 de maio deste ano podem ir aos postos de saúde do Distrito Federal para receber a segunda dose da imunização. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha de 2011 atendeu, além de idosos, as gestantes, trabalhadores na área da Saúde e povos indígenas. Em relação às crianças, cerca de 56 mil foram vacinadas no DF entre abril e maio e o número representou quase 84% do público alvo.

Para a enfermeira do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde do DF, Suzana Ilha, as campanhas de vacinação são importantes, pois reduzem o número de internações com complicações respiratórias.

A expectativa da Secretaria de Saúde é a de que até o fim de junho todas as crianças que tomaram a primeira dose sejam vacinadas. Os pais que não levaram os filhos para serem imunizados nesta campanha, terão de aguardar o próximo ano, pois, segundo a enfermeira, não há disponibilidade de vacina.

Todos os postos de saúde do DF participam da campanha e ficam abertos entre 8h e 12h e das 13h às 17h. Vale ressaltar que os pais só podem levar os filhos para tomar a segunda dose 30 dias após a primeira imunização. De acordo com Suzana Ilha, os grupos de idosos, indígenas e gestantes precisaram apenas de uma aplicação. Para as crianças, essa dose foi dividida levando em consideração o sistema imunológico dos baixinhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação