Cidades

Servidores técnicos-administrativos da UnB decidem por greve geral

postado em 07/06/2011 12:33
O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação da Universidade de Brasília (Sintfub) decidiu, durante assembleia nesta manhã de terça-feira (7/6), entrar em greve geral por tempo indeterminado. Segundo o coordenador-geral do Sintfub, Antônio César de Oliveira Guedes, a categoria reivindica o reajuste do piso de três salários mínimos e pontos da carreira discutidos desde 2007, como racionalização dos cargos e reposicionamentos dos aposentados.

Cerca de 700 servidores técnicos-administrativos da UnB participaram da assembleia que começou por volta das 9h na Praça Chico Mendes da universidade. Durante o encontro, a categoria discutiu a possibilidade de greve e aprovou por unanimidade. "Foi aprovado por todos, não houve qualquer abstenção ou voto contra", garantiu o coordenador do Sintfub.

O objetivo do sindicato é paralisar a maior parte dos setores da UnB. "Mas vamos respeitar o 30% determinado pela lei e também os serviços essenciais como alimentação de animais e cuidados as plantas", explica Guedes.

O coordenador explica que essa greve é uma forma de intensificar a participação da categoria em uma paralisação nacional proposta pela Federação de Sindicato de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), que pede a adesão de mais 12 universidade brasileiras.

Greve
Os servidores da Universidade de Brasília que integram o comando de greve vão se reunir novamente às 14h30 de hoje na Praça Chico Mendes. O objetivo é definir os rumos da paralisação, apresentar a proposta aos outros funcionários e também montar uma expectativa de quantas pessoas vão aderir o movimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação