Cidades

Quase 25 mil estudantes vão fazer vestibular da UnB neste fim de semana

postado em 08/06/2011 07:20
Merylene Vieira (D) vai prestar neste fim de semana seu 20º vestibular: Quase 25 mil estudantes vão fazer, neste fim de semana, as provas do 2; vestibular de 2011 da Universidade de Brasília (UnB). Eles disputam 4.016 vagas oferecidas em 93 cursos nos câmpus Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Gama e Planaltina. As graduações que aparecem nos primeiros lugares da lista de mais concorridos não são surpresa para os vestibulandos. Medicina é o que tem a maior demanda pelo sistema universal, com média de 81 candidatos disputando cada uma das 29 vagas. Em seguida, vêm direito diurno (23,67), engenharia civil (23,22), relações internacionais (15,60) e arquitetura e urbanismo (14,72).

A estudante Camila Azevedo, 16 anos, vai prestar o vestibular pela primeira vez. O índice de concorrência dos cursos influenciou a decisão. ;Eu queria fazer direito, mas quando vi o argumento fiquei bastante preocupada. Marquei gestão ambiental, que também é um curso que eu quero fazer, mas menos concorrido;, explica. Camila diz que, no próximo vestibular, deve tentar entrar pelas cotas.

Por esse sistema, medicina permanece como o mais concorrido, com quase 45 candidatos por vaga, seguido por direito diurno (16,08), direito noturno (14,83), psicologia (9,90) e odontologia (8,50). Do total de inscritos, 3.824 candidatos disputam vagas prioritariamente pelo sistema de cotas para negros. Para esse grupo, a UnB oferece 796 vagas. Ainda em relação ao total de inscritos, 904 candidatos participam como treineiros, opção oferecida a quem não concluiu a educação básica ; eles não concorrem às vagas.

Vítor Gomes, 17 anos, por exemplo, ainda está cursando o terceiro ano do ensino médio, mas preferiu assinalar a opção concorrente. ;Estou fazendo para conhecer, então não tem tanta pressão;, afirma o estudante que, mesmo sem poder assumir uma vaga caso tenha nota para passar, reclama que os treineiros não têm a redação corrigida.

Nesta edição do vestibular, começa a valer a primeira de uma série de mudanças aprovadas pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG) da UnB nas seleções para ingresso na instituição. Os cursos de arquitetura e urbanismo, direito, administração, ciências contábeis e ciências farmacêuticas ; oferecidos nos turnos diurno e noturno ; terão classificação unificada para o conjunto de vagas nos dois turnos.

O coordenador acadêmico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), Paulo Portela, explica que, ao se inscrever, o candidato teve que definir o curso desejado e um turno prioritário para cursá-lo. Caso ele obtenha desempenho nas provas suficiente para estar classificado dentro do mínimo total de vagas do seu curso, ele já estará selecionado. ;Os candidatos mais bem classificados ocuparão a vaga no turno desejado;, acrescenta ele. As outras mudanças mais significativas são relacionadas à valorização da língua portuguesa nas notas: a redação terá caráter classificatório e cada dia de prova contará com pelo menos quatro questões discursivas.

Estudo
Para candidatos como Merylene Silva Vieira, 22 anos, que já está no 20; vestibular, sendo o 6; para a UnB, essas mudanças não vão causar grande impacto. ;Acho que não muda muita coisa para quem está estudando a longo prazo;, acredita. Ela vai fazer a prova para medicina e, mesmo achando que o nervosismo é inevitável, acredita que esse seja sua última seleção. ;Enfim eu acho que vou passar, tenho fé que dessa vez vai;, anima-se.

Para o professor de história Alfredo Moreira, entretanto, as novidades são um desafio para os estudantes, as escolas e os cursinhos. ;Estamos acostumados com questões objetivas há anos. Todos nós vamos ter que nos adaptar;, avalia. Ainda assim, ele considera as medidas positivas. ;O processo de avaliação está ficando mais rigoroso e pode melhorar inclusive a qualidade do ensino superior.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação