Cidades

Pardais do Eixão, EPTG e outras vias importantes do DF deixam de funcionar

postado em 08/06/2011 09:21
Os 60 pardais sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), todos localizados nas rodovias distritais, pararam de funcionar nessa terça-feira (7/6). O contrato com a empresa que coordenava o serviço terminou.

Segundo informações do DER, há duas alternativas para a resolução do problema. A primeira, e mais rápida, é o contrato emergencial. Caso este seja o meio adotado, os pardais voltam a funcionar em uma semana. Se o serviço for submetido a todo os trâmites do processo licitatório, o prazo se estenderá por pelo menos um mês.

Uma licitação pública foi aberta há três anos, mas está parada por uma determinação judicial. Uma das empresas concorrentes questionou a validade do processo e o serviço só continuou sendo prestado porque o DER conseguiu um contrato emergencial.

Pardais de vias importantes como o Eixão, a EPTG e Estrutural deixaram de emitir multas por meio da fiscalização eletrônica.

O DF conta atualmente com 453 equipamentos eletrônicos, sendo 181 pardais, 139 barreiras e 133 semáforos que flagram o condutor que fura o sinal vermelho. A maior parte desses aparelhos, 393, são de jurisdição do Departamento de Trânsito (Detran-DF), que possui contratos de prestação de serviços independentes do DER, portanto, a maior parte da fiscalização eletrônica ainda funciona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação