O Hospital Regional da Asa Sul (Hras) ganhou o primeiro tomógrafo desde a inauguração, há 44 anos. O hospital também recebeu um aparelho de densitometria óssea. Os equipamentos estão instalados e começam a funcionar no dia 13 deste mês. A ala que as máquinas foram colocadas foi reformada e conta agora com, salas para densitometria, tomografia, radiologia normal e com escopia, mamografia e ecografia.
Até então, pacientes que precisavam de tomografias no Hras eram levados para o Hospital de Base. Inclusive recém nascidos tinham que ser transferidos, o que aumentava o risco de morte dos bebês. Atualmente 42 crianças aguardam pela tomografia em toda a rede pública. Com a chegada dos novos aparalhos, devem ser realizados atendimentos de emergência para acabar com as filas de espera. A partir daí, os exames serão agendados normalmente.
A densitometria óssea beneficiará mulheres na fase do climatério, onde a paciente começa a ter descalcificação óssea. Quando este problema é identificado ele pode ser tratado. Este aparelho tambem é usado na pediatria, onde é indispensável para crianças com doenças endocrinológicas e ósseas. O tomógrafo beneficiará também recém nascidos prematuros e portadores de má formação congênita.