Cidades

Casal é preso em SP após tentar aplicar golpe do falso sequestro no DF

postado em 08/06/2011 21:13
Um casal foi preso em flagrante no fim da tarde desta quarta-feira (8/6) acusado de aplicar o golpe do falso sequestro contra uma moradora de Sobradinho, uma jovem de 26 anos. A ocorrência foi registrada pela família da vítima na 2; Delegacia de Polícia, na Asa Norte, mas os criminosos foram pegos no estado de São Paulo - de onde as ligações eram feitas.

Os bandidos forjaram a captura da irmã da jovem, dois anos mais velha. As duas não tiveram os nomes divulgados pela polícia. Sandro de Souza Lima, e Érica Avelino da Silva, ambos 37 anos, tentavam sacar R$ 5 mil em uma agência bancária da capital paulista, mas foram abordados por policiais da região antes mesmo de retirarem o dinheiro. A quantia seria parte do resgate do suposto sequestro. A dupla solicitou à vítima que depositasse R$ 10 mil em troca da liberdade da irmã.

Segundo o delegado-chefe da 2; DP, Marcelo de Paula Araújo, a ligação foi feita para casa da jovem, onde ela mora com os pais e a irmã mais velha. No horário em que o telefonema foi feito, apenas a vítima e a empregada da residência estavam no local. "A empregada atendeu o telefone. Do outro lado da linha, os criminosos disseram que um dos integrantes da família estava com um problema. Assim, ela supôs se tratar da irmã da vítima e por distração disse o nome", explicou Araújo. "A empregada passou o telefone para a jovem. Nesse momento, eles apresentaram nova versão do fato. Como já sabiam o nome da irmã dela, disseram que era ela a sequestrada", acrescentou.

A vítima foi mantida no telefone por cerca de uma hora. Assim, os bandidos impediram que ela recebesse outras ligações. Nesse meio tempo, a empregada comunicou os pais da jovem sobre o acontecido. E, em seguida, eles procuraram a delegacia. "Localizamos a vítima depositando dinheiro no Brasília Shopping, por orientação dos criminosos. Segundo eles, a irmã poderia ser resgatada no local depois que o dinheiro fosse repassado", relatou o delegado. "Assim que conseguimos contata-la, explicamos a situação e a trouxemos até a delegacia. E foi assim que conseguimos angariar as informações e a conta destinatária de um dos depósitos", reiterou.

A instituição bancária onde a transação financeira aconteceria foi acionada pela 2; DP. Quando o casal tentava retirar o dinheiro, o banco comunicou a unidade policial de Brasília que logo contatou uma unidade de São Paulo. Antes que conseguissem retirar o dinheiro, os policiais abordaram o casal.

Ambos foram autuados por extorsão qualificada. A pena para o crime varia de quatro a 10 anos e pode ser ampliada de um terço até a metade. A polícia orienta às pessoas que recebem esse tipo de ligação que procure a polícia antes de tomar qualquer decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação