Cidades

Aeroportos do Sul estão fechados e sete voos são cancelados em Brasília

postado em 10/06/2011 12:01
O espaço aéreo do Rio Grande do Sul está fechado desde a tarde dessa quinta-feira (9/6) devido à nuvem de cinzas emitida pelo vulcão chileno Puyehue. Todos os voos entre Porto Alegre e Brasília foram cancelados. Até a última atualização da Infraero, sete aeronaves, sendo seis da TAM e uma da GOL, não puderam decolar. Mais de 200 viagens em todo o país foram suspensas hoje, pois todos os aeroportos do extremo sul do Brasil não operam por questão de segurança.

Alguns pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também foram afetados, mas, como a nuvem está em constante movimento e chegou com menos força a estes estados, o fechamento do espaço aéreo é parcial.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reforçou que nenhum avião decola ou pousa na Rio Grande do Sul. A assessoria do órgão informou que a nuvem é formada por partículas metálicas que, em contato com as turbinas das aeronaves podem causar uma pane.

A Anac orienta ainda que pessoas que estejam com voos programados para a região Sul entrem em contato com as companhias aéreas para remarcar a viagem ou pegar o ressarcimento.

Situação começa a normalizar
A GOL linhas aéreas informou que restabeleceu as operações em Florianópolis, Navegantes e Joinville, todos em Santa Catarina. Os voos para Porto Alegre, Caxias do Sul e Chapecó, no Brasil, e Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, permanecem congelados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação