Cidades

Aeroportos do Sul são reabertos e voos em Brasília começam a ser retomados

postado em 10/06/2011 16:40
A nuvem de cinzas emitida pelo vulcão chileno Puyehue fechou o espaço aéreo do Rio Grande do Sul desde a tarde de quinta-feira (9/6). Nesta sexta-feira (10/6), por volta das 16h, o espaço aéreo foi reaberto e os voos para Brasília começam a voltar à normalidade. De acordo com o sistema da Infraero, atualizado às 16h, de 120 voos domésticos previstos para a capital federal hoje, 28 atrasaram ; sendo que três estão atrasados neste momento - e 12 foram cancelados. Apenas um voo internacional estava previsto para Brasília hoje, mas também foi cancelado.

Em nota, a Gol informou que restabeleceu desde as 16h as operações em Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e Chapecó, em Santa Catarina. Pela manhã, a empresa já havia confirmado decolagens para Florianópolis, Navegantes e Joinville. Já a Tam disse que retomou os voos de/e para Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) nesta sexta, porém está avaliando constantemente as condições de voo nestas rotas e, caso haja riscos, poderá voltar a suspender a operação. Ainda de acordo com a Tam, continuam cancelados os voos de /para os aeroportos de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), ainda sem previsão de partida.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, em boletim divulgado às 16h17, a nuvem de cinza vulcânica começou a se dissipar na região Sul do país, principalmente nas regiões de Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), concentrando-se agora apenas no Rio Grande do Sul.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta que todos os passageiros com voos marcados de/para os aeroportos da região sul do Brasil para que consultem sua companhia aérea antes de se dirigir ao local. A mesma orientação deve ser seguida pelos passageiros com destino a aeroportos do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação