Cidades

Comemoração de Pentecostes começa e deixa trânsito lento em Taguatinga

postado em 10/06/2011 17:46

A comemoração da semana de Pentecostes começou nesta sexta-feira (10/6) às 8h da manhã no Taguaparque, com missa proferida pelo padre Moacir Anastácio, da paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul. De acordo com o supervisor do Detran, Kleber Batista, responsável pela segurança, são esperadas para hoje mais de 300 mil pessoas. Os organizadores estimam receber cerca de um milhão de fiéis ao longo de todo o evento, que vai até domingo (12/6). Devido à festa religiosa, o trânsito no local está engarrafado.

Segundo a Secretaria de Trânsito, foram disponibilizados ônibus e micro-ônibus para quem deseja presenciar a comemoração. No trânsito, a chuva desta sexta causou congestionamento e algumas colisões. Para o supervisor do Detran, o fluxo intenso de veículos ocorreu porque uma faixa havia sido bloqueada em Taguatinga Centro, devido a uma obra. O Detran disponibilizou um guincho, um helicóptero e 13 viaturas para o local, no intuito de auxiliar o controle da demanda do evento.

De acordo com o Batista, a expectativa para o fim do evento de hoje é de inverter a prioridade dos semáforos, facilitando o fluxo de pessoas que deixarem o local.

Fiscalização

Durante os três dias de comemoração, a Agência de Fiscalização (Agefis) e a Secretaria de Estado de Ordem Púbica Social (Seops) prepararam uma operação de combate à venda ilegal de produtos.

De acordo com a assessoria da Agefis, o trabalho de fiscalização começa às 8h e termina no final da festa, nos três dias. Dos produtos comercializados ilegalmente, como comida, óculos, cadeiras, o principal a ser fiscalizado é a bebida alcoólica.

Para o trabalho, os órgãos contam com o apoio da Polícia Militar, 30 auditores fiscais, além de fiscais da Agefis, responsáveis por apreender os produtos. Caminhões, kombis e vans serão utilizados durante a operação.

Todo o material apreendido será levado ao depósito da Agefis. O proprietário só poderá retirá-lo mediante apresentação de comprovante fiscal e pagamento de multa e taxas de custo da operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação