Agentes da Divisão de Controle de Armas, Munições e Explosivos (Dame) apreenderam cerca de mil fogos de artifício nesta sexta-feira (10/6), em Samambaia. A ação faz parte da Operação São João II, deflagrada nesta manhã. No total, 11 pessoas foram autuadas em flagrante com fogos de artifícios armazenados e comercializados ilegalmente em diversos estabelecimentos da cidade. A primeira parte da operação ocorreu na semana passada em uma cidade satélite e a polícia apreendeu cerca de 1.500 fogos de artifício.
De acordo com a delegada-chefe Alessandra Lacerda Figueredo, da Dame, a polícia agora verifica se lojas com licença para venda, emitida pela Dame, estão repassando a mercadoria para outras que não possuem o certificado.
O material recolhido será encaminhado para o Paiol do Exército, que apoia a operação. Os fogos de artifício oferecem perigo para a população e têm de ser armazenados de maneira específica. Durante as operações, os materiais foram encontrados em locais como padarias, supermercados, bares e até mesmo em cozinhas de restaurantes, próximos ao fogão.
Durante a primeira Operação São João, ocorrida semana passada, nove comerciantes foram encaminhados à delegacia e assinaram um termo de circunstanciado.