Marco Prates
postado em 11/06/2011 08:00
A entrega do primeiro tomógrafo e de um aparelho de densitometria óssea ao Hospital Regional da Asa Sul (Hras), realizada na manhã de ontem, vai ampliar o atendimento a recém-nascidos no Distrito Federal.Para a diretora da unidade, Roselle Bugarin, com a aquisição do tomógrafo, os bebês internados na UTI neonatal não serão mais deslocados até o Hospital de Base para realizar exames. ;Eles, que são pacientes muito frágeis, não precisarão de remoção. Isso é muito importante;, afirmou a diretora.
O aparelho, que custou R$ 870 mil, estava parado há um ano. Segundo a Secretária de Saúde, são agora 11 tomógrafos em todo o DF, cinco deles entregues nos últimos cinco meses. Apenas um equipamento, o do Hospital Regional de Ceilândia, não está em operação, mas o governo garante que, em 15 dias, o aparelho voltará a funcionar. Com isso, todos tomógrafos da rede pública estarão disponíveis. O secretário de Saúde, Rafael Aguiar Barbosa, afirma que não há mais demanda reprimida para a realização de exames. ;O tempo de espera, que era de 30 a 60 dias, é hoje de até 48 horas;, garante. Todos os procedimentos são marcados por meio da Central de Regulação da pasta.
Dificuldades
A chegada de novos equipamentos, no entanto, não significa o fim das dificuldades diárias de quem procura atendimento no Hras. Enquanto ocorria a cerimônia na unidade, muitos pacientes reclamavam da demora no atendimento e da falta de pessoal. ;Apenas uma pessoa está atendendo na radiologia. Fazendo tudo: separando laudos, entregando os raios X e marcando novos. Aparelhos são importantes, mas tem que ter mão de obra;, reclamou a professora Ana Cristina Diniz, 35 anos. Ela teve que esperar mais de quatro horas para conseguir o exame.
O governador Agnelo Queiroz reconheceu a falta de servidores, mas afirmou que a contratação está sendo feita no ritmo mais rapidamente possível, atendendo aos critérios legais. ;Há uma carência de pessoal muito grande, mas já admitimos mais de 1,5 mil servidores em cinco meses de governo; disse. Hoje e amanhã, será realizado concurso para contratação de 422 médicos e 415 enfermeiros.
Além disso, ontem, o GDF reforçou a frota de ambulâncias da capital. Os veículos entram em operação hoje para realizar o transporte de pacientes entre as unidades regionais de saúde. As novas ambulâncias se juntam às atuais 33 disponíveis na rede pública, quase dobrando a atual capacidade. Cada carro foi adquirido por R$ 109 mil.
Precisão
Os tomógrafos utilizam um aparelho de raio X que faz, com precisão, radiografias transversais do corpo humano. É essencial no diagnóstico de tumores.