Cidades

Terracap culpa imbróglio jurídico por lentidão no setor Noroeste

postado em 12/06/2011 08:00
A Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), agente financiadora das obras de infraestrutura do Noroeste, culpa o imbróglio jurídico em torno da ocupação da área pela lentidão dos serviços. Segundo o presidente do órgão, Marcelo Piancastelli, o governo aguarda uma decisão final da Justiça sobre as ações impetradas pelos indígenas que habitavam a região para acelerar os trabalhos. %u201COs convênios estão assinados e não há nada pendente%u201D, garantiu.

Desde o fim de 2009, a Terracap não realiza licitações de novas projeções no futuro bairro. %u201CNão podemos confrontar a Justiça. Precisamos aguardar%u201D, justificou Piancastelli. Ele disse ser normal que as construtoras estejam preocupadas e considerou previsível o cenário atual. %u201CMas as obras estarão prontas quando os prédios começarem a ser entregues. Não vai acontecer no Noroeste o que aconteceu em Águas Claras ou no Sudoeste%u201D, sustentou.

A Terracap comunicou que a Secretaria de Obras e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) possuem um cronograma das atividades do Noroeste, o que foi negado pelos dois órgãos. A secretaria disse que informações referentes ao futuro bairro deveriam ser buscadas diretamente com as concessionárias: a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Procurada pela reportagem, a CEB afirmou que uma rede provisória foi instalada para atender às construtoras e que aguarda contratação da Terracap para dar continuidade ao trabalho na região. A Caesb previu que ainda neste mês será concluída a também provisória rede de água para abastecer os canteiros. Os editais da licitação para início da implantação da rede definitiva, segundo a companhia, devem ser publicados na primeira quinzena de julho.

A Novacap explicou que cabem a ela somente os serviços de pavimentação e drenagem pluvial. De acordo com o órgão, 25% do que foi autorizado para a construção de pistas e 35% relativos à drenagem estão executados. A Novacap reconheceu que questões fundiárias têm empacado algumas obras, mas destacou que conseguiu adiantar as bacias de contenção no parque Burle Marx e que o sistema de lançamento da drenagem no Lago Paranoá está em andamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação